De acordo com a autarquia trata-se de um novo espaço verde com cerca de sete hectares, que nasce na zona do Prado, próximo do centro urbano da vila.
Em comunicado, a câmara, liderada por Mário Artur Lopes, a ideia de plantar uma centena de árvores autóctones nesta data, altura em que assinala o dia mundial da árvore.
Esta iniciativa “representa também o simbolismo concedido a cada uma das 100 árvores, associado a 100 diferentes anos dos 800 de ‘vida’ do concelho de Murça, desde a atribuição do seu foral”.
Trata-se de uma seleção “criteriosa dos factos históricos mais importantes ocorridos entre 1224 e 2024 e que tenham relação com Murça ou com a história de Portugal e que podem ser consultados no site da autarquia”.
O Parque do Prado nasce junto à principal via de entrada em Murça, tornando-a mais verde e viva. “Será um espaço de acesso e uso público, servindo não só os habitantes como também quem visita este concelho, utilizando a via pedonal ou ciclável, com zonas dedicadas ao lazer, ao convívio, às manifestações culturais, ao desporto, à promoção da saúde e bem-estar, e sempre em perfeita comunhão com a biodiversidade”, frisa a mesma nota.
O presidente da autarquia, Mário Artur Lopes, sublinha que “este é um novo e ambicioso projeto, um processo contínuo, de execução faseada, e que pretende transformar a imagem de Murça, ligando o Parque do Prado à vila, de forma funcional e harmoniosa, sem esquecer a componente ambiental”.