Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

110 operacionais combatem chamas junto à fronteira

O incêndio começou durante a madrugada, em Lama Grande, e obrigou a uma estreita colaboração entre meios portugueses e espanhóis durante o dia. De momento, em solo nacional, há uma frente ativa

De acordo com Carlos Martins, comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, “neste momento há uma frente ativa na zona de Fontes (Barrosas), mas os trabalhos estão a evoluir favoravelmente. Dentro de uma a duas horas, no máximo, estará em resolução”, avançou.

“No local estão 34 veículos, 110 operacionais e quatro máquinas de rasto. Durante o dia contámos com o apoio de oito meios aéreos, portugueses e espanhóis”. O combate às chamas envolve, de momento, “várias corporações, Bragança, Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Torre de Dona Chama e Izeda”.

O incêndio “começou por volta das duas da manhã, na zona de Lama Grande”, freguesia de França, junto ao Parque Natural do Montesinho. “A maior parte do tempo, (o fogo) esteve do lado espanhol, mas foi passando para o território português. Nunca, em momento algum, houve populações ou pessoas em perigo. Ardeu mato e algum pinho”, explicou Carlos Martins.

Para a época, “podemos estranhar um incêndio destas dimensões, até pelas temperaturas negativas que se fazem sentir durante a noite. No entanto, o grau de humidade é baixo e os combustíveis têm grande disponibilidade para arder”, alertou o comandante.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.