São 18 as famílias que vão beneficiar de um investimento de um milhão de euros que a autarquia de Ribeira de Pena quer aplicar na reabilitação e aquisição de habitação pública.
A vontade foi expressa pelo presidente da câmara municipal, João Noronha, numa cerimónia que decorreu online, onde apresentou a estratégia para os próximos cincos anos, que pretende desenvolver no âmbito do acordo de colaboração assinado ao abrigo do programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, acrescentando que o projeto é para concretizar até 2025 e visa ajudar famílias carenciadas do concelho, num total de 31 pessoas.
A ideia é reabilitar dois edifícios na vila ribeirapensense, num total de 10 habitações, e adaptar um edifício, que vai ser adquirido em Cerva, para oito habitações.
Segundo João Noronha, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) irá assegurar à volta de 750 mil euros, destacando a importância do acordo de colaboração para o município e referindo que, esta primeira fase, “trata da componente pública”.
A segunda fase perspetiva abranger 64 habitações privadas de agregados familiares que adiram ao projeto. “É uma ajuda muito importante para que possamos dar um salto de qualidade na satisfação e resolução de um problema de habitação das pessoas mais carenciadas que, como se sabe, infelizmente, ainda temos no nosso território”, afirmou o autarca.
Na cerimónia online participaram os secretários de Estado de Habitação, Mariana Gonçalves, e da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.