Terça-feira, 28 de Setembro de 2021

COVID-19 | PORTUGAL

Portugal
1,067,775
Total Casos Confirmados
Updated on 28 de September, 2021 | 15:41 15:41:04
Portugal
17,962
Total Vítimas
Updated on 28 de September, 2021 | 15:41 15:41:04
Portugal
30,547
Total Casos Ativos
Updated on 28 de September, 2021 | 15:41 15:41:04

PREMIUM

Vitória decidida no feminino foi caso inédito

Em Tourém era certo que a vitória pertencia a uma senhora, caso inédito na freguesia. Leonor Vila e Maria Fernandes disputaram o lugar de forma saudável e esperam poder influenciar outras jovens a seguir rumos políticos .

PREMIUM

Gonçalo Gomes votou pela primeira vez

Fez 18 anos há poucos meses e foi votar pela primeira vez nas eleições autárquicas de 2021. Gonçalo Gomes é um dos 9,3 milhões de eleitores que estavam inscritos para votar nas eleições de domingo.

PREMIUM

12 anos depois, Torre do Pinhão teve duas candidaturas à junta

Em dia de eleições autárquicas, a VTM rumou a Torre do Pinhão, uma das freguesias do concelho de Sabrosa, onde, durante 12 anos, apenas uma lista concorria à presidência da junta de freguesia.

PREMIUM

Grande afluência às urnas

Pelas 13 horas haviam votado 242 pessoas das 915 inscritas nas listas da secção nº2 da freguesia de Peso da Régua e Godim. São os mais velhos quem chega mais cedo às urnas, mas ao início da tarde eram os jovens quem mais se destacavam na fila para votar.

PREMIUM

Candidata independente eleita antes das eleições

Ao contrário de 2017, este ano, a União de Freguesias (UF) de Pena, Quintã e Vila Cova só teve uma lista a concorrer para a presidência da Junta.

Helena Lapa é a primeira mulher na presidência

Foi uma vitória arrancada a ferros, mas Helena Lapa conseguiu manter a Câmara Municipal de Sabrosa na “posse” do Partido Socialista (PS), depois de Domingos Carvas não avançar com a recandidatura.

PREMIUM

Rui Santos destaca vitória nas 20 freguesias

Rui Santos foi reeleito para um terceiro mandato à frente da Câmara Municipal, com maioria absoluta, conquistando 58,44% dos votos, elegeu cinco vereadores contra dois da Coligação Vila Real À Frente, que teve 28,68% da preferência dos eleitores.

PREMIUM

Eleições autárquicas trouxeram surpresas

Mondim de Basto, Lamego, Miranda do Douro, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro foram as grandes surpresas da noite eleitoral.

Mais lidas

Mais acidentes, mais feridos e menos mortos em sete meses

Nos primeiros sete meses do ano foram registados mais de 14.600 acidentes com vítimas nas estradas em Portugal continental, um aumento de 2,6% face ao período homólogo.

Abstenção foi a segunda mais elevada em eleições autárquicas

A taxa abstenção nas eleições de domingo foi a segunda mais elevada em autárquicas, com 46,35% dos eleitores a não se deslocarem às urnas.

20% dos eleitores votou até às 12:00

Um em cada cinco eleitores votou hoje nas eleições autárquicas até às 12:00, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), que referem uma afluência às urnas de 20% dos eleitores.

VILA REAL

PREMIUM

Liga Portuguesa Contra o Cancro mais próxima dos doentes do concelho

Delegação de Vila Real já abriu portas e promete ajudar os doentes e os familiares a enfrentar a doença

RI13 abre portas a jovens universitários

Dez jovens estudantes universitários estiveram de visita ao Regimento de Infantaria nº13 (RI13), no âmbito do XXII Curso de Defesa para Jovens.

PREMIUM

AdIN anuncia investimento de 2,5 Milhões de euros no concelho

A Águas do Interior Norte (AdIN) anunciou que vai investir 2,5 milhões de euros no concelho de Vila Real, que irão incidir na melhoria da eficiência hídrica, com o prazo de execução de um ano.

1396 alunos escolheram a UTAD como primeira opção

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) preencheu a quase totalidade das vagas disponíveis para a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

PREMIUM

Autarquia responde a moradores sobre obra “ilegal”

Um grupo de moradores de uma zona residencial junto à Igreja de Santo António tem vindo a mostrar o seu descontentamento para com a construção de um prédio, junto às suas casas, que terá seis pisos.

PREMIUM

Universidade Sénior retoma atividade

Depois de quase dois anos de paragem, devido à pandemia, a Universidade Sénior de Vila Real prepara-se para reabrir portas.

PREMIUM

CDU promete lutar pelos direitos dos trabalhadores

Campanha passou pela zona industrial, onde contactaram com alguns trabalhadores, denunciando atropelos aos seus direitos, que se agravaram com a pandemia.

PREMIUM

Jornalistas e importadores de vinho estão de visita à região

São nove os importadores de vinho e jornalistas estrangeiros que, até amanhã, estão na região do Douro a convite da Associação Empresarial Nervir.

PREMIUM

Rui Santos vê aposta no setor empresarial como forma de fixar população

O Partido Socialista (PS) de Vila Real escolheu o Regia Douro Park para ser palco de um fórum empresarial, uma iniciativa inserida na campanha para as eleições autárquicas que acontecem no dia 26.

PREMIUM

Procura pelo ensino privado “supera as expectativas”

Com o arranque de mais um ano letivo, entrou em funcionamento o Colégio João Paulo II em Vila Real. A instituição de ensino privado tem inscritos 210 alunos.

PREMIUM

Sala do Futuro “é um sonho concretizado para todos os alunos”

Chama-se Sala XXI Team José Maria Magalhães e fica na Escola Básica 2/3 Diogo Cão, um espaço inovador equipado com novas tecnologias que irão ajudar os alunos a dar o passo para a era digital.

PREMIUM

Transportes públicos, habitação e Loja do Cidadão foram os assuntos quentes

Faltam apenas três dias para as eleições autárquicas e os dados estão lançados. Os cinco candidatos à Câmara Municipal apresentaram as suas propostas aos eleitores vila-realenses, que no domingo vão eleger o próximo presidente da autarquia.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

EDIÇÕES IMPRESSAS

Especial Autárquicas 2021

28 de Setembro de 2021

VILA REAL

TÓPICOS + POPULARES

Geopark acolhe voluntária alemã

Helen Warnholtz tem 24 anos e, ao longo dos próximos seis meses, vai trabalhar com os responsáveis do Geopark Terras de Cavaleiros.

Jovem cozinheiro cria serviço de chefe ao domicílio

Criado em 2019, o projeto Laranja D’Ouro leva as receitas e sabores de Hugo Laranjeira a casa dos clientes. A ideia é inovadora na região.

Projeto “Vivificar” desafia artistas durienses

Desenvolvido pela plataforma Ci.CLO, o projeto “Vivificar” alia a fotografia, a arquitetura e os novos media e vai desafiar 12 artistas para “a construção de diálogos com a comunidade”.

Museu do Côa acolhe exposição “Contra-Parede”

A partir de sábado, e até 21 de novembro, o Museu do Côa vai acolher a exposição “Contra-Parede”, da autoria de Ana Vidigal, Nuno Nunes-Fernandes e Pedro Gomes.

Escola Segura está de regresso

Sensibilizar a comunidade escolar para o uso da máscara e estar alerta para casos de bullying são apenas dois dos objetivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Bragança no arranque do ano letivo.

Lista única não foi sinónimo de abstenção

Os eleitores de Paradela de Monforte, no concelho de Chaves, não faltaram à chamada. Apesar da vitória estar decidida antes mesmo do encerramento das urnas, a população não deixou de ir votar em massa.

Candidato mais jovem do concelho encabeçou lista de Planalto de Monforte

André Santos foi o candidato mais novo na corrida às assembleias de freguesias do concelho de Chaves. O jovem quis dar o exemplo e trazer uma lufada de ar fresco à cena política local.

Nuno Vaz segue o rumo para o segundo mandato

Nuno Vaz festejou a vitória no chamado Largo das Freiras, na Praça General Silveira, perante uma multidão em êxtase que não quis deixar de dar um abraço ao presidente reeleito com maioria absoluta.

Noiserv trouxe luz e cor ao Jardim Público

Depois de dois anos sem concertos, o Jardim Público voltou a ser palco de uma noite única, pela singularidade musical de Noiserv, o artista lisboeta conhecido como “homem-orquestra”.

Banda Municipal lança CD

Perante a necessidade de se reinventarem, direção, maestro e músicos ,uniram esforços e tiraram da gaveta um sonho com cinco anos. A gravação e lançamento do CD é uma lufada de ar fresco e, acreditam, o primeiro passo para um regresso à normalidade possível.

Feira das Cebolas marcada pela chuva e dificuldade em escoar produto

Os agricultores e produtores esperavam maior afluência à Praça Luís de Camões naquela que é a mais importante feira aguiarense. A culpa não morreu solteira e foi atribuída à chuva que foi caindo e acabou “por afastar as pessoas.

Minas marcaram ato eleitoral sem registo de incidentes

Na freguesia de Dornelas chegou-se a temer o pior. Contra todas as previsões, o dia decorreu com normalidade e a exploração mineira foi o tema quente mais destacado pelos eleitores

Confusão nas urnas em Sabroso de Aguiar

A GNR foi chamada, esta tarde, a Sabroso de Aguiar, devido à existência de um homem armado junto a uma mesa de voto, que chegou a estar encerrada.

Chuva prejudica escoamento de produtos na Feira das Cebolas

Agricultores e produtores esperavam maior afluência à Praça Luís de Camões. A culpa, dizem, é da chuva que foi caindo ao longo desta manhã e que acaba por “afastar as pessoas”

GNR reduz meios nas buscas por mulher desaparecida

A GNR reduziu os meios empenhados nas buscas pela mulher de 38 anos dada como desaparecida no domingo na aldeia de Vilarinho de Negrões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autárquicas 2021 | Debate de Vila Real



Capa da semana de 16 de setembro

00:02:56

Festa de Nossa Senhora da Pena

Campanha solidária de oferta de material escolar angariou cerca de 200 mil euros

A 13ª edição da campanha “Solidariedade Escolar a Dobrar”, promovida pela Auchan e pela AMI, que decorreu até ao final de agosto, angariou cerca de 200 mil euros em material escolar para crianças e adolescentes dos Centros Porta Amiga de todo o país

DESPORTO

PREMIUM

Cenas nos próximos capítulos

Lordelo, 0 | Ribeira de Pena, 1

PREMIUM

Vila Real sai da Taça de cabeça levantada

Alverca, 3 | Vila Real, 1

PREMIUM

Abambres adormeceu e Sabroso empatou

Abambres, 1 | Sabroso, 1

PREMIUM

Flavienses mereceram a eliminação

Felgueiras, 2 | Chaves, 0

FPF pede levantamento das limitações nos recintos desportivos

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à Direção-Geral da Saúde (DGS) o levantamento das limitações em relação à lotação dos recintos desportivos, com efeitos já em outubro.

NORCHA Adventure Race está de volta a Trás-os-Montes

A prova-multidesportiva terá lugar de 21 a 27 de setembro, com partida da cidade de Bragança, numa travessia pelos nove concelhos da região conhecida por "Terras de Trás-os-Montes"

Norberto Mourão conquista medalha de bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

O atleta de canoagem adaptada vila-realense conquistou hoje a medalha de bronze na prova de VL2 200 metros do campeonato do Mundo da modalidade em Copenhaga, a primeira de Portugal no evento

OPINIÃO

MAIS LIDO DA SEMANA

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VIDA & LAZER

PREMIUM

Duas torres derrubadas no xadrez do terrorismo

Foi há vinte anos. Foi em data que o mundo jamais esqueceu e nunca esquecerá. Estávamos ainda na expectativa, aguardando o que o novo milénio nos poderia oferecer. De bom, de novo, de transformador. De súbito, a surpresa, o medo, a dor. Era o anacronismo de se sentir o luto e a morte onde era suposto haver democracia, desenvolvimento, progresso e bem-estar no primeiro ano após 2000

PREMIUM

Portugueses nas Olimpíadas

Realizaram-se, muito bem, as Olimpíadas que decorreram em Tóquio, as mais esquisitas de sempre. Correspondentes a 2020, aconteceram em 2021, depois de terem sido adiadas por causa da “Covid-19”.

Novos romeiros em caminhos velhos – A Fé é que os leva a Santiago

25 de julho é o dia de S. Tiago, Apóstolo, o Maior. 2021 é Ano Santo, em Santiago de Compostela, situação que se repetirá no ano que vem, por sugestão do Papa Francisco.

O “Negro” foi o último carrasco português

Luís António Alves. É um nome vulgar. Todavia, corresponde, neste caso, a uma pessoa singular que teve uma vida fora da normalidade.

TECNOLOGIA

IMAGEM DA SEMANA

Festival de Estátuas Vivas

Dupla Espanhola repetiu o feito de 2020 e voltou a ficar em primeiro lugar