Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021

COVID-19 | PORTUGAL

Portugal
1,077,963
Total Casos Confirmados
Updated on 14 de October, 2021 | 18:38 18:38:53
Portugal
18,071
Total Vítimas
Updated on 14 de October, 2021 | 18:38 18:38:53
Portugal
30,077
Total Casos Ativos
Updated on 14 de October, 2021 | 18:38 18:38:53

Colisão faz um morto e dois feridos

O acidente ocorreu às 16h12 deste domingo na Estrada Nacional 102, que liga Vila Nova de Foz Côa ao Pocinho.

Fim dos CDOS é “machadada” na Proteção Civil

O presidente da Câmara de Boticas considerou hoje mais “uma machadada” na coordenação da Proteção Civil a reorganização que vai criar os comandos sub-regionais e põe fim aos atuais comandos distritais de operações e socorro (CDOS).

Mais lidas

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Em 2020, 9,5% da população empregada em Portugal era considerada pobre. Os dados são da Pordata no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Descida do ISP faz baixar preço dos combustíveis

O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) diminui hoje dois cêntimos por litro na gasolina e um cêntimo no gasóleo.

Portugueses consomem mais calorias do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020.

VILA REAL

Barro negro de Bisalhães em destaque na Expo Dubai

A olaria negra de Bisalhães e a gastronomia regional estão em destaque no pavilhão de Portugal da Expo Dubai, entre hoje e sábado.

Pãozinho do Céu abre novo espaço e cria seis postos de trabalho

A padaria e pastelaria Pãozinho do Céu inaugurou hoje uma nova loja na Avenida Carvalho Araújo, contando agora com quatro espaços na cidade

PREMIUM

ACES Douro Norte iniciou vacinação dos mais idosos

Para quem ainda não foi vacinado, o centro de vacinação do Regia Douro Park continua a funcionar em modelo de casa aberta, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 14h00

PREMIUM

Obra “Procura a Ática” apresentada no Museu da Vila Velha

A apresentação decorreu na sexta-feira, no auditório do Museu da Vila Velha, e esteve a cargo do professor, escritor e etnógrafo Alexandre Parafita. O evento contou, ainda, com a leitura de poemas pelos atores Sofia Duarte, Silvano Magalhães e José Castelo Branco.

PREMIUM

Mais de 100 espécies de borboletas noturnas encontradas no concelho

Numa iniciativa da Associação LEPI – Núcleo de Estudos de Eco-Integridade, um grupo de 10 pessoas realizou uma sessão para estudar as borboletas noturnas no concelho de Vila Real.

Jovem identificado pelo furto em Vila Real

A GNR identificou um homem, de 26 anos, pelo crime de furto, no concelho de Vila Real.

PREMIUM

CHTMAD preocupado com saúde mental dos seus profissionais

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) realizou uma conferência para debater os problemas dos profissionais na área da saúde mental.

PREMIUM

BioD’Agro desenvolve sistema inteligente de monitorização

Decorreu, na sexta-feira, a XX conferência “ciência à sexta”, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), subordinada ao tema “BioD’Agro - Agricultura 4.0 no Parque Natural do Douro Internacional: Monitorização e promoção da agrobiodiversidade”.

PREMIUM

Teatro de Bolso nasce para levar mais arte à população

Era um sonho com cerca de 25 anos que agora ganha vida. A companhia Urze Teatro pôs mãos à obra e criou o projeto “Teatro de Bolso”, que abre portas já amanhã.

PREMIUM

Miraneve fecha portas e “atira” funcionários para o desemprego

Em tempos foi um espaço com muitos clientes, mas “ultimamente eram muito poucos”. Quem o diz é Eduarda Fonseca, funcionária do Miraneve há mais de 30 anos. Faz parte do grupo de trabalhadores que, na sexta-feira, se reuniu com o Sindicato da Hotelaria do Norte junto ao estabelecimento que, alegadamente, terá fechado sem pré-aviso, atirando-os para o desemprego.

PREMIUM

“Sejam a geração que deixa de ter medo de ser português”

As palavras são de Pedro Abrunhosa. O músico e compositor portuense esteve na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para dar as boas-vindas aos novos alunos.

PREMIUM

Rui Santos considera Vila Real a “escolha evidente para a capital do Norte”

Num discurso emotivo, no qual se cumpriu um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19 no concelho de Vila Real, Rui Santos tomou posse para o terceiro e último mandato enquanto presidente do município, dedicando a vitória nas eleições de 26 de setembro à sua família e, em particular, à sua mãe.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

EDIÇÕES IMPRESSAS

14/10/2021 ED. REGIONAL

14/10/2021 ED. ALTO TÂMEGA

Guia de Futebol Transmontano 2021

Aluna da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro ganha prata na Áustria

Benedita, de 19 anos, conquistou o segundo lugar no concurso EuroSkills 2021, que decorreu na Áustria, onde competiu na categoria de Serviço de Restaurante e Bar

Mário Artur Lopes quer bem-estar da comunidade

Na tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, o presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, revela que vai continuar a “manter o equilíbrio financeiro do município”, não descurando os investimentos necessários para o desenvolvimento do concelho.

Novo segundo comandante nos bombeiros voluntários

Foi com “enorme orgulho e sentido de missão” que André Rodrigues, bombeiro voluntário desde 2009 e elemento do comando desde 2017, assumiu o cargo de segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Murça.

Fundação Caixa CA premeia melhores alunos do Alto Douro

Foram distinguidos 11 alunos, de oito concelhos, que receberam um prémio de 550 euros cada. Objetivo da iniciativa passa por valorizar o esforço destes estudantes

Balcão Único do Prédio de portas abertas no Palacete Silva

Desde 11 de outubro que o registo de propriedades no concelho de Vila Pouca de Aguiar está mais simplificado.

Há “governos papões” que impedem desenvolvimento do interior.

Na tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, não poupou nas críticas aos sucessivos governos, que apelidou de “papões”, que centralizam “tudo em Lisboa e deixam o interior do país abandonado” à sua sorte.

Município ofereceu cadernos de atividades.

Em representação do município, o presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, entregou cadernos de atividades a todos os alunos dos diferentes graus de ensino do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, em Boticas.

PREMIUM

Quinta do Salvante recupera técnica de vinificação milenar

As vinhas centenárias são uma das grandes riquezas da Quinta do Salvante. Este património, aliado à forma tradicional de vinificação em lagares de granito e à continuidade a produção de vinho em lagares rupestres, fazem desta propriedade, em Santa Valha, um marco da região.

PREMIUM

Programa “Reflorestar 2021” adiado por falta de inscritos.

A primeira edição do programa Chaves + Verde: Reflorestar, com início previsto a 11 de outubro, ainda não arrancou por falta de inscrições. O objetivo passa por plantar 2000 árvores, contribuindo para a reflorestação do concelho e para a manutenção e reconstituição de habitats naturais

PREMIUM

Vilar de Perdizes volta a celebrar a noite das bruxas

Após um longo e duro interregno por força da situação pandémica e das imposições das autoridades de saúde, a mística noite das bruxas está de volta à aldeia de Vilar de Perdizes.

PREMIUM

Saltos de paraquedas e batismos de voo atraem centenas de pessoas

Seja pela adrenalina, pela possibilidade utópica de “voar” ou para contemplar a paisagem a, pelo menos, 12 mil pés de altitude, os saltos de paraquedas e os batismos de iniciação ao parapente têm atraído centenas de pessoas ao Aeródromo Municipal de Chaves, enaltecendo o potencial do concelho para a prática destas modalidades

Autarquia pede mais fiscalização à GNR para evitar furto de castanha

A Câmara de Valpaços pediu hoje à GNR um reforço da fiscalização para prevenir furtos de castanhas durante a época da apanha, que têm preocupado os produtores do concelho.

Um milhão de euros para obras no tribunal e criar loja do cidadão 

O edifício do Palácio da Justiça de Montalegre está a sofrer obras de requalificação do espaço do tribunal e de criação da loja do cidadão, em duas intervenções distintas e um investimento de um milhão de euros.

Jovem detido por cultivo de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de um jovem, de 18 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Chaves.

Homem morre em acidente de trator

O acidente aconteceu esta tarde em Paradela de Monforte, concelho de Chaves. O óbito foi declarado no local

Produtores esperam boa produção de castanha

Em Carrazedo de Montenegro, Valpaços, perspetiva-se uma "boa produção" de castanha, embora com “quebras pontuais” provocadas pelo fungo que atingiu alguns castanheiros, reforçam-se alertas pela falta de trabalhadores e prepara-se o regresso da feira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TÓPICOS + POPULARES

VILA REAL

Capa da semana de 6 de outubro de 2021

00:02:48

Os novos alunos da UTAD

Capa da semana de 29 de setembro

Autárquicas 2021

Capa da semana de 23 de setembro

PREMIUM

Cinema insuflável “encantou” crianças do Agrupamento Diogo Cão

Sessões de cinema móvel num insuflável fizeram as delícias dos 1500 alunos do Agrupamento de Escolas Diogo Cão (AEDC).

DESPORTO

Grönholm surpreendido com vitória na final do Mundial de ralicrosse 

O finlandês Niclas Grönholm disse estar surpreendido com a vitória alcançada na corrida final da etapa portuguesa do Mundial de Ralicrosse, em Montalegre, enquanto o líder da geral, Timmy Hansen, elogiou as batalhas duras em pista.

Joana Gonçalves com Top5 no Mundial de Enduro

A derradeira jornada decorreu em França no fim de semana

CCR Arrabães abre o Campeonato com uma vitória

No sábado, o Arrabães deslocou-se a Santo Tirso para defrontar a equipa local, que já há alguns anos milita no Campeonato da Divisão de Honra.

SC Vila Real contrata defesa central

O jogador esteve ligado anteriormente ao Vitória de Sernache

Ação de formação “Pais Adeptos” terá Jorge Braz como orador

A ação de formação decorrerá no dia 15 de Outubro, no Auditório do Centro Cultural de Chaves, e é dirigida a toda a comunidade desportiva e à sociedade em geral. A participação é gratuita mas requer inscrição prévia

CCR Arrabães abre o Campeonato com uma vitória

No sábado, o Arrabães deslocou-se a Santo Tirso para defrontar a equipa local, que já há alguns anos milita no Campeonato da Divisão de Honra.

Masters encerrou o Circuito Tomeifel Challenger

Fruto da boa projeção do circuito e do sucesso em edições anteriores, o Masters Tomeifel foi o último torneio da edição de 2021 que decorreu nos dias 9 e 10 de outubro.

OPINIÃO

MAIS LIDO DA SEMANA

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VIDA & LAZER

PREMIUM

Duas torres derrubadas no xadrez do terrorismo

Foi há vinte anos. Foi em data que o mundo jamais esqueceu e nunca esquecerá. Estávamos ainda na expectativa, aguardando o que o novo milénio nos poderia oferecer. De bom, de novo, de transformador. De súbito, a surpresa, o medo, a dor. Era o anacronismo de se sentir o luto e a morte onde era suposto haver democracia, desenvolvimento, progresso e bem-estar no primeiro ano após 2000

PREMIUM

Portugueses nas Olimpíadas

Realizaram-se, muito bem, as Olimpíadas que decorreram em Tóquio, as mais esquisitas de sempre. Correspondentes a 2020, aconteceram em 2021, depois de terem sido adiadas por causa da “Covid-19”.

Novos romeiros em caminhos velhos – A Fé é que os leva a Santiago

25 de julho é o dia de S. Tiago, Apóstolo, o Maior. 2021 é Ano Santo, em Santiago de Compostela, situação que se repetirá no ano que vem, por sugestão do Papa Francisco.

O “Negro” foi o último carrasco português

Luís António Alves. É um nome vulgar. Todavia, corresponde, neste caso, a uma pessoa singular que teve uma vida fora da normalidade.

TECNOLOGIA

IMAGEM DA SEMANA

Saltos de paraquedas em Chaves

Imagem da semana - Ed. Alto Tâmega