Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021

COVID-19 | PORTUGAL

Portugal
1,066,945
Total Casos Confirmados
Updated on 27 de September, 2021 | 07:28 07:28:37
Portugal
17,954
Total Vítimas
Updated on 27 de September, 2021 | 07:28 07:28:37
Portugal
31,535
Total Casos Ativos
Updated on 27 de September, 2021 | 07:28 07:28:37

Jovem ferido com gravidade após tiro acidental

Um jovem, de 19 anos, ficou ferido com gravidade após um tiro acidental que ocorreu esta manhã em Carviçais, no concelho de Torre de Moncorvo.

Mesas de voto estão abertas até às 20h00

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08h00 no Continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos.

1396 alunos escolheram a UTAD como primeira opção

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) preencheu a quase totalidade das vagas disponíveis para a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Chuva prejudica escoamento de produtos na Feira das Cebolas

Agricultores e produtores esperavam maior afluência à Praça Luís de Camões. A culpa, dizem, é da chuva que foi caindo ao longo desta manhã e que acaba por “afastar as pessoas”

PSP estima que existam menos armas de fogo em casa

A PSP estima que existam menos armas de fogo em casa, tendo em conta as que foram entregues voluntariamente e as novas armas adquiridas.

Mais lidas

20% dos eleitores votou até às 12:00

Um em cada cinco eleitores votou hoje nas eleições autárquicas até às 12:00, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), que referem uma afluência às urnas de 20% dos eleitores.

PSP estima que existam menos armas de fogo em casa

A PSP estima que existam menos armas de fogo em casa, tendo em conta as que foram entregues voluntariamente e as novas armas adquiridas.

Certificado digital deixa de ser exigido em restaurantes e hotéis

Os clientes dos restaurantes e hotéis vão deixar de ter de apresentar certificado de vacinação ou teste negativo à Covid-19. Para breve está também a reabertura de bares e discotecas.

VILA REAL

PREMIUM

Universidade Sénior retoma atividade

Depois de quase dois anos de paragem, devido à pandemia, a Universidade Sénior de Vila Real prepara-se para reabrir portas.

PREMIUM

CDU promete lutar pelos direitos dos trabalhadores

Campanha passou pela zona industrial, onde contactaram com alguns trabalhadores, denunciando atropelos aos seus direitos, que se agravaram com a pandemia.

PREMIUM

Jornalistas e importadores de vinho estão de visita à região

São nove os importadores de vinho e jornalistas estrangeiros que, até amanhã, estão na região do Douro a convite da Associação Empresarial Nervir.

PREMIUM

Rui Santos vê aposta no setor empresarial como forma de fixar população

O Partido Socialista (PS) de Vila Real escolheu o Regia Douro Park para ser palco de um fórum empresarial, uma iniciativa inserida na campanha para as eleições autárquicas que acontecem no dia 26.

PREMIUM

Procura pelo ensino privado “supera as expectativas”

Com o arranque de mais um ano letivo, entrou em funcionamento o Colégio João Paulo II em Vila Real. A instituição de ensino privado tem inscritos 210 alunos.

PREMIUM

Sala do Futuro “é um sonho concretizado para todos os alunos”

Chama-se Sala XXI Team José Maria Magalhães e fica na Escola Básica 2/3 Diogo Cão, um espaço inovador equipado com novas tecnologias que irão ajudar os alunos a dar o passo para a era digital.

PREMIUM

Transportes públicos, habitação e Loja do Cidadão foram os assuntos quentes

Faltam apenas três dias para as eleições autárquicas e os dados estão lançados. Os cinco candidatos à Câmara Municipal apresentaram as suas propostas aos eleitores vila-realenses, que no domingo vão eleger o próximo presidente da autarquia.

PREMIUM

Sondagem dá vitória ao Partido Socialista

Se as eleições fossem no fim de semana passado, a candidatura “Avançar Juntos”, liderada pelo socialista Rui Santos, venceria com maioria absoluta.

Coligação “Vila Real à Frente” diz que “está tudo parado” em Bisalhães

O cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS-PP/Aliança à Câmara de Vila Real, Luís Tão, foi hoje a Bisalhães mostrar que o projeto de salvaguarda da olaria negra, classificada pela UNESCO, “está parado” e que a autarquia “está inativa”.

PS apresentou 60 propostas para o concelho

O presidente da Câmara de Vila Real, recandidato pelo PS, apresentou um manifesto eleitoral com 60 propostas para o concelho e fez uma homenagem à “resiliência, força e determinação” das mulheres que integram o movimento “Avançar”.

Chega pede “voto de confiança” a quem “vem de novo” 

O cabeça de lista pelo Chega à Câmara de Vila Real, Sérgio Ramos, pediu um “voto de confiança” a “quem “vem de novo”, referindo-se ao partido que concorre pela primeira vez às eleições autárquicas.

BE alerta para dificuldades do comércio tradicional

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Vila Real, Luís Santos, alertou hoje para as dificuldades do comércio tradicional, que “está a definhar”, e a “falta de funcionalidade” da renovada Avenida Carvalho Araújo.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

EDIÇÕES IMPRESSAS

23 de setembro de 2021

Revista APROCAVIP

VILA REAL

TÓPICOS + POPULARES

Multinacional oferece emprego qualificado mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado.

Jornadas do Património com atividades em 150 concelhos

As Jornadas Europeias do Património (JEP) decorrem entre hoje e 3 de outubro com 900 atividades presenciais e 'online' previstas em 150 concelhos do país.

Município celebra Dia Mundial do Turismo

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo assinala o Dia Mundial do Turismo, no próximo dia 27 de setembro, com uma receção de todos os visitantes da Loja Interativa de Turismo com um porto de honra e amêndoas para degustação.

Apresentação do livro “A História de Lamego em Documentos – A Cidade e o Aro”

A Câmara Municipal de Lamego vai apresentar, em conjunto com o autor, Joaquim Correia Duarte, o livro “A História de Lamego em Documentos – A Cidade e o Aro”. A obra é uma homenagem à cidade lamecense e dá a conhecer diversos dados históricos de relevo ocorridos nos últimos séculos.

CIM lança Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais

Revitalizar e valorizar os jogos tradicionais enquanto património identitário do território são as premissas deste projeto que quer fazer dos mais jovens o garante da tradição

Dois jovens detidos por “agressões e ameaças” em Alijó

Noite agitada no centro de Alijó, onde três pessoas ficaram feridas, uma das quais teve de ser transferida para um hospital no Porto por ter sofrido agressões que lhe afetaram a visão

GNR reduz meios nas buscas por mulher desaparecida

A GNR reduziu os meios empenhados nas buscas pela mulher de 38 anos dada como desaparecida no domingo na aldeia de Vilarinho de Negrões.

Fixar pessoas e lutar contra a exploração mineira entre as prioridades

Candidatos à Câmara de Montalegre deram a conhecer algumas das suas propostas para o concelho, num debate promovido pela Rádio Montalegre, em parceria com a VTM.

PSD questionou ministro sobre as obras de pavimentação do troço da N212

Os deputados do PSD eleitos por Vila Real pediram esclarecimentos à Assembleia da República a propósito da pavimentação, por concluir, do troço da N212, entre Vila Pouca de Aguiar e Jales, que, diariamente, dificulta a mobilidade e coloca em causa a segurança da população.

Posto de Turismo do Alto Tâmega recebeu de 11 mil visitantes

O Posto de Turismo do Alto Tâmega comemorou o seu primeiro aniversário na sexta-feira, dia 17 de setembro. Apesar do ano atípico que enfrentou, graças à Covid-19, passaram pelo equipamento turístico 10 919 visitantes nos últimos 12 meses.

‘Inspira!’ mobiliza jovens flavienses para a educação ambiental e participação cívica

A Associação organiza “milícias de intervenção ambiental”, intercâmbios europeus e formações voltadas para a participação cívica e democrática dos jovens, tornando a cidade de Chaves num “lugar de oportunidades”

Barrosã Lidy Alves conquista o título de Miss Portuguesa 2021

A jovem vencedora, emigrante em Paris, alcançou o feito no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a 11 de setembro. Segue-se o Miss World, em Porto Rico, concurso onde irá representar Portugal.

Produtores e operadores debateram futuro da castanha judia

A Associação Cultural de Rio Bom, em Carrazedo de Montenegro, acolheu o debate “JUDIA com Futuro” e teve como principal mote a qualidade mais comum e valiosa da castanha da zona da Padrela.

Entidades barrosãs zelam pela legalidade de parque eólico fronteiriço

Em causa está a construção de um parque eólico próximo da localidade de Sendim, junto à fronteira. O autarca Orlando Alves regressou de Baltar, em Espanha, com a garantia “que tudo irá ser cumprido dentro da lei”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autárquicas 2021 | Debate de Vila Real



Capa da semana de 16 de setembro

00:02:56

Festa de Nossa Senhora da Pena

Campanha solidária de oferta de material escolar angariou cerca de 200 mil euros

A 13ª edição da campanha “Solidariedade Escolar a Dobrar”, promovida pela Auchan e pela AMI, que decorreu até ao final de agosto, angariou cerca de 200 mil euros em material escolar para crianças e adolescentes dos Centros Porta Amiga de todo o país

DESPORTO

FPF pede levantamento das limitações nos recintos desportivos

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à Direção-Geral da Saúde (DGS) o levantamento das limitações em relação à lotação dos recintos desportivos, com efeitos já em outubro.

Rui Borges apresentado no Nacional da Madeira

O mirandelense substituiu o Costinha no cargo de treinador do Nacional da Madeira. O técnico foi apresentado esta quinta-feira.

PREMIUM

GD Moncorvo e FC Carrazeda de Ansiães de regresso ao futebol sénior distrital

O Campeonato Divisão de Honra PAVIMIR arranca a 3 de outubro e conta com o aguardado regresso dos clubes Grupo Desportivo de Moncorvo e Futebol Clube Carrazeda de Ansiães ao futebol sénior masculino.

PREMIUM

Experiência falou mais alto

Murça, 1 | Vidago, 3

PREMIUM

Marco Lourenço entrou e resolveu

Constantim, 0 | Cumieira, 1

NORCHA Adventure Race está de volta a Trás-os-Montes

A prova-multidesportiva terá lugar de 21 a 27 de setembro, com partida da cidade de Bragança, numa travessia pelos nove concelhos da região conhecida por "Terras de Trás-os-Montes"

Norberto Mourão conquista medalha de bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

O atleta de canoagem adaptada vila-realense conquistou hoje a medalha de bronze na prova de VL2 200 metros do campeonato do Mundo da modalidade em Copenhaga, a primeira de Portugal no evento

OPINIÃO

MAIS LIDO DA SEMANA

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VIDA & LAZER

PREMIUM

Duas torres derrubadas no xadrez do terrorismo

Foi há vinte anos. Foi em data que o mundo jamais esqueceu e nunca esquecerá. Estávamos ainda na expectativa, aguardando o que o novo milénio nos poderia oferecer. De bom, de novo, de transformador. De súbito, a surpresa, o medo, a dor. Era o anacronismo de se sentir o luto e a morte onde era suposto haver democracia, desenvolvimento, progresso e bem-estar no primeiro ano após 2000

PREMIUM

Portugueses nas Olimpíadas

Realizaram-se, muito bem, as Olimpíadas que decorreram em Tóquio, as mais esquisitas de sempre. Correspondentes a 2020, aconteceram em 2021, depois de terem sido adiadas por causa da “Covid-19”.

Novos romeiros em caminhos velhos – A Fé é que os leva a Santiago

25 de julho é o dia de S. Tiago, Apóstolo, o Maior. 2021 é Ano Santo, em Santiago de Compostela, situação que se repetirá no ano que vem, por sugestão do Papa Francisco.

O “Negro” foi o último carrasco português

Luís António Alves. É um nome vulgar. Todavia, corresponde, neste caso, a uma pessoa singular que teve uma vida fora da normalidade.

TECNOLOGIA

IMAGEM DA SEMANA

Festival de Estátuas Vivas

Dupla Espanhola repetiu o feito de 2020 e voltou a ficar em primeiro lugar