Terça-feira, 3 de Agosto de 2021

COVID-19 | PORTUGAL

Portugal
972,127
Total Casos Confirmados
Updated on 3 de August, 2021 | 00:00 00:00:17
Portugal
17,378
Total Vítimas
Updated on 3 de August, 2021 | 00:00 00:00:17
Portugal
49,787
Total Casos Ativos
Updated on 3 de August, 2021 | 00:00 00:00:17

Incêndio destruiu oficina em Mirandela

Um incendio deflagrou esta tarde numa oficina na cidade de Mirandela, perto da zona do Galeão.

Autarca “preocupado” com perda de verbas devido à redução de eleitos

“Com perda de dois vereadores, por arrastamento, vamos perder verbas de Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF). O executivo municipal vai passar de sete para...

Mais nove mortes, 1.190 casos e mais internamentos por Covid-19

De acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) estão hoje internadas 968 pessoas com covid-19, mais 45 em relação a domingo, 203...

Um ferido grave e dois ligeiros em acidente na A24

Um ferido grave e dois ligeiros foi o resultado de um acidente, que ocorreu hoje na Autoestrada 24 (A24), no sentido Vila Real - Vila Pouca de Aguiar.

Número de nascimentos no 1.º semestre foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto Nacional Ricardo Jorge.

Portugal com oito mortes e 2.306 casos

Portugal regista hoje oito mortes atribuídas à Covid-19, 2.306 novos casos de infeção e um aumento nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos.

Vacinação de crianças saudáveis depende “da vontade” dos pais

O Presidente da República salientou, hoje, que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a Covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha dos pais”.

Covid-19: Portugal regista 17 mortes e quase 2.600 novos casos

Portugal regista hoje 2.590 novos casos de infeção e 17 mortes atribuídas à Covid-19, havendo também uma descida nos internamentos.

Mais lidas

VILA REAL

Rui Santos recandidata-se e há novidades na lista

O atual presidente da Câmara de Vila Real anunciou a sua candidatura a um terceiro mandato. Na lista há algumas novidades, nomeadamente nos números dois e três.

Nataniel Araújo é o número dois de Luís Tão

Esta manhã, a coligação "Vila Real à Frente" apresentou os nomes que integram a lista concorrente à câmara municipal. Nataniel Araújo é o número dois.

João Almeida quer “o bem-estar das pessoas”

O candidato à Junta de Freguesia de Vila Real apresentou ontem a sua candidatura, apoiada pela coligação "Vila Real à frente".

PREMIUM

Coligação apresenta mais sete candidatos às Juntas de Freguesia

O candidato à Câmara Municipal de Vila Real, Luís Tão, apresentou mais sete candidatos a presidentes de freguesias pela coligação “Vila Real à Frente”.

PREMIUM

Eugénia Almeida iniciou funções como diretora da Segurança Social

Eugénia Almeida, de 63 anos, deixou a vice-presidência da Câmara Municipal para assumir o cargo de diretora do Centro Distrital de Vila Real da Segurança Social.

Alunos ofereceram “vitrais falsos” à Câmara

Os alunos do 8º A do Agrupamento de Escolas Diogo Cão ofereceram dois “falsos vitrais” à Câmara Municipal de Vila Real.

Homenagem ao homem e à obra de Camilo de Mendonça

Na Aula Magna da UTAD, encerrou no dia 23 de julho, o ciclo de conferências de homenagem pelos 100 anos do nascimento de Camilo de Mendonça, numa sessão que decorreu em simultâneo, via online, no IPB, em Bragança.

PREMIUM

UTAD lidera pela primeira vez um Laboratório Associado

Chama-se Inov4Agro é o primeiro Laboratório Associado que é liderado pela academia transmontana, mais concretamente pelo Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), que tem como parceiro o GreenUp, um centro de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

PREMIUM

Vasco Amorim critica existência de um único ponto na ordem de trabalhos

Decorreu na segunda-feira, no Teatro de Vila Real, uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal.

Distrito de Vila Real perdeu mais de 20 mil habitantes na última década

O distrito de Vila Real perdeu na última década mais de 20 mil habitantes, uma quebra de 10%, registando uma população de 185.878 pessoas, segundo os dados preliminares do Censos revelados hoje.

PREMIUM

Ministro da Economia em Vila Real para oficializar “Fábrica do Futuro”

Pedro Siza Vieira esteve hoje em Vila Real, para assistir à celebração do acordo de investimento da AICEP com a Continental para criar a "Fábrica do Futuro".

Vários concelhos de Bragança e Vila Real em risco máximo

Nove concelhos dos distritos de Bragança, Santarém e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

EDIÇÕES IMPRESSAS

Revista APROCAVIP

29 de julho de 2021

Meixedo e Padornelos

VILA REAL

O circo vai até Mondim de Basto

Trata-se de um evento promovido pelo Coliseu do Porto e pelo Teatro Nacional São João, no âmbito do programa “De Volta à Praça" que salta de concelho em concelho com espetáculos de circo, com teatro e dança à mistura.O espetáculo do Circo do Coliseu do Porto tem início agendado para as 22:00 horas, na Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto.A entrada é gratuita mas limitada. Os interessados poderão garantir o lugar, fazendo a pré-reserva dos bilhetes que se encontram disponíveis no Posto de Turismo.O espetáculo garante todas as medidas de segurança e os respetivos cuidados de higiene.

Abriu o primeiro centro EUSOUDIGITAL do país na cidade de Lamego

Com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do representante do Secretário de Estado da Transição Digital, João Farinha, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, de Bernardo Sousa, da Estrutura da Missão Digital Portugal, Alexandre Nilo Fonseca, MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa, Gabriela Marrafa, representante do parceiro deste projeto, Caixa Geral de Depósitos, e do presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura, teve lugar a assinatura do protocolo e da inauguração do espaço onde funcionará este centro.O Programa EUSOUDIGITAL pretende ajudar um milhão de portugueses a dar os primeiros passos na internet através de uma rede nacional com milhares de Voluntários e com o apoio de mais de 1.500 Centros que irão ser criados em todo o País sendo que, nesta primeira fase, e num futuro próximo, todas as 12 Escolas do Turismo de Portugal irão ter também um centro EUSOUDIGITAL.

Alunos de teatro e António Fonseca escolheram Mesão Frio para encenação de peça

Os alunos finalistas da Licenciatura de Teatro e Educação, da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), subiram ao palco do Claustro do Convento de São Francisco, em Mesão Frio, na noite do passado sábado, dia 31 de julho, para apresentarem a peça «Noite da lua de sangue», sob a Direção do reconhecido ator, encenador e professor, António Fonseca. O espetáculo, ao ar livre e de acesso gratuito, foi promovido pela Câmara Municipal de Mesão Frio, em parceria com a ESEC e destinou-se à comunidade em geral.O Município concedeu apoio cultural ao programa de residência artística dos alunos finalistas que, durante a semana anterior ao espetáculo, estiveram instalados na antiga residência de estudantes de Mesão Frio, para o desenvolvimento do projeto de estágio, de caráter itinerante, que levará a peça a diversos palcos do País.Para a criação do espetáculo, os futuros atores conjugaram vários conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos da Licenciatura, tendo promovido, durante a semana, vários ensaios abertos ao público, em Mesão Frio e encontros com a comunidade, espaços geográficos e diferentes formas de viver.

Filandorra leva teatro popular de Trás-os-Montes ao Interior Norte

A comédia popular Histórias da Vermelhinha de Bento da Cruz, é a primeira produção a “subir” aos palcos da região, com espectáculos agendados em Amarante (Claustros da Câmara Municipal, dias 3 e 4, 21h00), Vila Flor (dia 7 na Praça da República,21h00), Chaves (Largo General Silveira, no dia 8, 21h30) e Alijó (Anfiteatro das piscinas no dia 14, 18h00). Histórias da Vermelhinha são uma adaptação dos contos “proibidos” da tradição oral das terras do Barroso que Bento da Cruz reproduziu na obra com o mesmo nome, que realça a riqueza do mundo rural do tempo dos nossos avós e as suas tradições recuperando o encanto dos contos populares do tempo “de menino e moço” do escritor que alegravam as noites de inverno à lareira e alimentavam a “coscuvilhice”.  Trata-se da 73ª produção da Filandorra estreada em 2019 em Montalegre no âmbito do projecto idealizado por David Carvalho, “O Teatro e as Serras – Pólo de Criação da Serra do Barroso”, um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo de Portugal (OPP) na área da cultura/região norte.Os contos e lendas da tradição oral transmontana, e que dão o mote ao espectáculo Diabos e Diabritos num saco de mafarricos de...

“Sons no verão” em Vilar de Maçada com Carla Silva e Cristiano Ramos

A iniciativa “Sons no verão” está a levar eventos culturais a todas as freguesias do Concelho. No dia 31 de julho existiram atuações de Carla Silva e Cristiano Ramos, junto à Igreja Matriz de Vilar de Maçada. No próximo sábado, dia 7 de agosto, terá lugar o XII Festival Internacional “Acordeão em Espectáculo” no Anfiteatro das Piscinas Municipais de Alijó.O “Sons no Verão” tem como objetivo levar a cultura a todos, fazendo chegar a todos uma oferta segura e responsável, num ano em que as festas e romarias estão proibidas até ao final do verão. Todos os espetáculos são gratuitos e têm uma lotação limitada de 100 lugares sentados, sendo obrigatório o levantamento de bilhete no local do evento para controlo de entradas, de modo a garantir o respeito pelos circuitos de segurança.O Município de Alijó apela ao cumprimento rigoroso de todas as normas da Direção Geral da Saúde durante os eventos, nomeadamente o distanciamento físico e a etiqueta respiratória. O uso de máscara é obrigatório.

Homem morre esmagado por empilhadora em adega

Um homem de 34 anos morreu hoje esmagado pela empilhadora que manobrava numa adega em Favaios, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, adiantou hoje à Lusa fonte dos bombeiros locais.

Idosos desafiados a voar em balão de ar quente

Foi uma manhã diferente para os maiores de 65 anos do concelho de Alijó, com a CLDS 4G a desafiá-los a andarem em balão de ar quente.

Município reforça meios da proteção civil

O município de Murça anunciou o reforço dos meios de proteção civil, com apoios financeiros e meios que garantem uma maior eficácia na resposta às situações de emergência e socorro.

Carlos Magalhães aposta nas pessoas para “construir Alijó”

O advogado Carlos Magalhães, de 46 anos, é o candidato do PS à Câmara de Alijó, que aposta em “reconstruir e construir Alijó”, que, no seu entender, “tem parado no tempo”.

Parque de lazer das Meadas alvo de vandalismo

Os atos de vandalismo aconteceram durante a noite do dia 27 de julho. A Câmara Municipal de Ribeira de Pena, em comunicado, lamentou o sucedido.

Dois homens detidos por cultivo de droga em Chaves

Dois homens, de 60 e 65 anos, foram detidos em flagrante, esta quarta-feira, pela GNR por cultivo de estupefacientes e posse ilegal de arma no concelho de Chaves.

Nuno Vaz quer continuar “no rumo certo”

O atual presidente da Câmara Municipal de Chaves anunciou a sua recandidatura ao cargo nas próximas eleições autárquicas.

Orlando Alves acredita que cogestão poderá resolver “problemas endémicos”

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, referiu que o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) tem um “conjunto de problemas endémicos”, e que muitos deles resultam “da incompreensão dos residentes”. Por isso, “acredito que a cogestão é a solução”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REVISTA 500 MAIORES EMPRESAS

Capa da semana dia 29 de Julho de 2021



TÓPICOS + POPULARES

DESPORTO

GCVR com Três pódios nos nacionais de infantis

O Ginásio Clube Vila Real participou no Campeonato Nacional de Infantis, competição realizada na Piscina Olímpica das Manteigadas (Setúbal) e que contou com a participação de 478 nadadores em representação de 97 clubes

PREMIUM

SC Vila Real arranca nova época em Amarante

O SC Vila Real ficou integrado na Série B, do Campeonato de Portugal, juntamente com mais três equipas transmontanas do Santa Marta, Macedo Cavaleiros, Mirandela.

PREMIUM

Cabeça de mancha decidiu

CHAVES, 1 | FARENSE, 2

Árbitro da AF Bragança sobe à categoria C4

O árbitro filiado da AF Bragança ascendeu à categoria C4, no futebol, e vai arbitrar competições nacionais na próxima temporada 2021/2022, mais concretamente no Campeonato de Portugal.

Chaves eliminado da Taça da Liga

O Grupo Desportivo de Chaves deu o pontapé de saída na nova temporada com uma derrota caseira, frente ao Farense, por 1-2, e está fora da Taça Allianz CUP.

Caramulo foi a montanha do título para Joaquim Teixeira

O piloto da JT59 Racing Team/Bompiso juntou mais um título à sua vasta coleção, sagrando-se vencedor da Divisão Turismos 2 do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, ao triunfar na prova do Targa Clube, alcançando assim o pleno de vitórias nas seis provas já disputadas esta temporada.

Volta a Portugal com três etapas na região transmontana

Montanha não falta no regresso da Volta a Portugal em bicicleta ao seu figurino habitual, com a 82.ª edição a ‘visitar’ a Torre na terceira etapa e a incluir uma sucessão Larouco-Senhora da Graça antes do contrarrelógio final.

OPINIÃO

MAIS LIDO DA SEMANA

VIDA & LAZER

Novos romeiros em caminhos velhos – A Fé é que os leva a Santiago

25 de julho é o dia de S. Tiago, Apóstolo, o Maior. 2021 é Ano Santo, em Santiago de Compostela, situação que se repetirá no ano que vem, por sugestão do Papa Francisco.

O “Negro” foi o último carrasco português

Luís António Alves. É um nome vulgar. Todavia, corresponde, neste caso, a uma pessoa singular que teve uma vida fora da normalidade.

Os anos de futuro que se viveram e a vida do futuro que hoje se desenha

A realização, neste mês de maio de 2021, no Porto (Palácio de Cristal) de uma importante cimeira social de caráter europeu (provavelmente com futura incidência e influência em todo o mundo)

35 anos da UTAD: Depois do sonho, a grande realidade

A ideia fervilhava e vinha de longe. O interior do país precisava de uma Universidade. Os tempos não eram os de agora.

TECNOLOGIA

PREMIUM

IMAGEM DA SEMANA

Família resgatada com sucesso pelos bombeiros de Salto

Os bombeiros de Salto resgataram com sucesso uma família que se tinha perdido no Parque Nacional Peneda do Gerês.