Terça-feira, 24 de Maio de 2022

Auditoria do TdC aponta “deficiências” em contratos de empreitada

Uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) à Câmara de Montalegre apontou “deficiências” de controlo na contratação de empreitadas e “desconformidades” em procedimentos pré-contratuais de empreitadas adjudicadas por ajuste direto, nos anos de 2014 a 2018.

Mais de 157 mil casos e 191 mortes entre 10 e 16 de maio

Portugal registou, entre 10 e 16 de maio, 157.502 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 191 mortes associadas à covid-19 e um aumento dos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

VILA REAL

PREMIUM

Colégio de São José recebe nova bandeira Eco-escola

Foi um dia diferente e divertido para os alunos do Colégio Moderno de São José, que se reuniram na zona exterior para celebrar a conquista da quarta bandeira de Eco-escola, numa iniciativa onde não faltou alegria, música e muita animação.

Paulo Pires é embaixador da marca Polo

Sediada em Vila Real desde 1965, a Polo – Fábrica das Lentes aposta na marca Polo para melhorar e renovar a perceção da marca no mercado.

Dia do trânsito e da cortesia ao volante no Agrupamento Diogo Cão

Brindados por um dia de sol a fazer lembrar os últimos dias de aulas do ano letivo, comemorou-se, na escola sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, o dia do Trânsito e da Cortesia ao Volante, atividade de articulação nos domínios da segurança e do risco.

Visita encenada em Vila Marim

A Companhia Persona juntou-se à comunidade de Quintela, em Vila Marim, para uma visita encenada que percorreu o coração da aldeia e terminou na famosa Torre de Quintela.

Mês do Advogado inicia hoje

Hoje, dia 19 de maio, celebra-se o Dia do Advogado e Santo Ivo, patrono dos advogados.

PREMIUM

Autarquia dá nova vida aos têxteis para evitar que cheguem ao aterro

O projeto “Para cá do Marão, embalagens não!” tem, a partir de agora, uma nova valência com vista à reciclagem e reaproveitamento de roupas e têxteis de lar, que irá permitir dar nova vida a estes produtos ou partilhá-los com outras pessoas.

Investigador corrige “erro” de três séculos na datação de igreja

Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) concluiu que a igreja de Guadalupe, em Vila Real, foi construída “pelo menos” três séculos antes da data indicada.

PREMIUM

Graça Morais diz que é uma “dupla honra” ser ‘honoris causa’ da UTAD

A pintora transmontana, Graça Morais, diz ser “uma dupla honra” ser distinguida com o doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

PREMIUM

PSD critica “erros sucessivos” no Plano de Urbanização

O PUCVR teve de ser novamente corrigido. Executivo socialista diz que se trata de “demagogia e inverdades, com o objetivo de confundir os vila-realenses”

“Portugal não está preparado para o ensino online”

Maria Ferreira é presidente da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) há dois anos. Foi a primeira mulher a assumir este cargo e admite que “é uma grande responsabilidade”, contudo, “espero fazer história também por outras coisas”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

EDIÇÕES IMPRESSAS

19/05/2022 - Alto Tâmega

19/05/2022 - Regional

Especial Vida Sénior 2022

500 Maiores Empresas de Trás-os-Montes 2021

53,659FãsGostar
2,776SeguidoresSeguir
585SeguidoresSeguir
748InscritosInscrever

TEMPO

Vila Real
nublado
15.1 ° C
15.1 °
15.1 °
43 %
3kmh
100 %
Ter
18 °
Qua
23 °
Qui
27 °
Sex
30 °
Sáb
31 °

Rali de Portugal atraiu multidão a Mondim de Basto

No sábado, centenas de espectadores juntaram-se em Mondim de Basto para assistirem à classificativa entre Mondim e Amarante, do mítico Vodafone Rali de Portugal.

Potencialidades turísticas e gastronómicas estiveram em debate

O Solar de Vila Pouca, situado na freguesia de Atei, Mondim de Basto, foi o local escolhido para uma conferência subordinada ao tema Turismo, Gastronomia e Vinhos: Uma Visão no Tâmega - Mondim de Basto, organizada pela Tameobris - Associação para o Desenvolvimento e Promoção do Baixo Tâmega.

Festival do Vinho do Douro Superior está de regresso

O Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Foz Côa, entre 27 a 29 de maio, depois de dois anos de interregno devido à pandemia.

Agrupamento de Escolas Miguel Torga abriu portas à comunidade

Depois de duas edições realizadas “à distância”, devido à pandemia de Covid-19, o Dia do Agrupamento voltou a realizar-se de forma presencial.

Várias famílias obrigadas a sair de casas ocupadas ilegalmente

Pelo menos dez famílias foram obrigadas a sair das casas que ocupavam ilegalmente há dois anos. Garantem que queriam pagar renda, mas nunca lhes foram dados contratos de arrendamento. A autarquia está disponível a colocá-las na estratégia de habitação

Luta pela igualdade de género motiva intercâmbio europeu

Arranca amanhã, em Chaves, o projeto europeu ‘Why so different?’, coordenado pela Associação "Inspira!", que mobilizará 30 jovens internacionais

PREMIUM

Homem morre afogado na barragem de Curalha

O alerta foi dado por um amigo da vítima pelas 18h20 de sábado. De acordo com fonte da GNR de Vila Real, tudo indica que se terá afogado após ter decidido ir nadar para a barragem. O caso foi entregue à Polícia Judiciária (PJ)

Balneário Pedagógico de Vidago reabriu

A reabertura do equipamento ficou marcada pelo lançamento do novo website da Estância Termal, como foi anunciado por Brigite Gonçalves, administradora executiva das Termas.

PREMIUM

Fé, futsal e juventude de mãos dadas

O Torneio Nacional de Futsal “Clericus Cup” está de regresso de 4 a 6 de julho

PREMIUM

“Torneio do Sapo” regressou à Madalena

O Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural dos Ases da Madalena voltou a organizar o famoso “Torneio do Sapo” após uma paragem forçada devido à situação pandémica. O jogo, que ocupa, religiosamente, as tardes de sábado e domingo na Associação, promove o convívio salutar entre os seus sócios

PREMIUM

Evento quer valorizar a gastronomia local e atrair os galegos

A primeira edição do Festival Gastronómico do Bacalhau de Chaves conta com 59 restaurantes aderentes que, de 27 a 29 de maio, prometem conciliar a inovação com a tradição

Municípios com atividade equestre unem esforços para criar Associação

Na sexta-feira (13), cerca de uma dezena de municípios com ligação à atividade equestre, incluindo o de Vila Pouca de Aguiar, estiveram reunidos em Ponte de Lima com o objetivo de criar uma coletividade que os represente

PREMIUM

Duas décadas de misticismo com a maior enchente de sempre

Depois de um interregno de dois anos por força da pandemia e de uma edição online em 2021, a “Sexta 13” voltou a convocar todos para uma noite mística na vila barrosã

PREMIUM

“Era um escândalo mantermos os alunos em pré-fabricados”

A afirmação é de Francisco Melo, vereador da Câmara Municipal de Chaves, com o pelouro da educação, a propósito da proposta de transferência dos alunos da Escola Básica nº5 para a Escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro já no próximo ano letivo. A notícia apanhou a direção do Agrupamento, os pais e encarregados de educação de surpresa

A maior família de Salto

O Lar Nossa Senhora do Pranto, em Salto, concelho de Montalegre, abriu portas em 2000 por meio da Associação Borda D’Água

Homem morre afogado em Valdanta

Um homem de 56 anos morreu hoje afogado na barragem de Valdanta, em Chaves, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública

Uma referência do setor social no Interior Norte

Desde 2019, tem sido um complemento fundamental ao Serviço Nacional de Saúde

Trabalho de proximidade para combater solidão

A Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Vila Pouca de Aguiar (CMPIVPA) surgiu por iniciativa da autarquia em abril de 2021. Em julho, ganhou forma ao ir ao encontro da população mais idosa do concelho

TÓPICOS + POPULARES

Chaves
nublado
14.8 ° C
14.8 °
14.8 °
51 %
5.6kmh
100 %
Ter
16 °
Qua
24 °
Qui
28 °
Sex
31 °
Sáb
32 °
01:12:09

Contrasenso – Ep. 25 – Toni Afonso

"Contrasenso" é um programa semanal d'A Voz de Trás-os-Montes que debate os principais temas da atualidade, com a ajuda de dois comentadores fixos (Paulo Reis Mourão e Anabela Oliveira) e um convidado semanal, que esta semana é Toni Afonso, presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, no concelho de Alijó.

PREMIUM

Projeto final de curso vai ajudar famílias carenciadas

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), duas alunas da Escola Secundária São Pedro, em Vila Real, criaram um projeto que dá nova vida a eletrodomésticos, que depois serão doados a famílias carenciadas do concelho

DESPORTO

Desportivo de Chaves “preparado” para o playoff

É já amanhã que o Desportivo de Chaves entra em campo para "lutar" pela subida à I Liga. Vitor Campelos diz que a equipa "está preparada".

PREMIUM

Diogo Cão mais perto do título

Vila Real, 1 | Diogo Cão A, 4

PREMIUM

Campeonato do Mundo de Enduro

O australiano Wil Ruprecht bisou na segunda etapa da 33ª edição do EnduroGP 2022, que decorreu em Peso da Régua e Armamar, ao volante do comando do Mundial que, em julho, regressa a Portugal

Núria Madeira campeã nacional

Viana do Castelo foi palco dos Campeonatos Nacionais Individuais de sub10 e sub19.

Rali de Portugal atraiu multidão a Mondim de Basto

No sábado, centenas de espectadores juntaram-se em Mondim de Basto para assistirem à classificativa entre Mondim e Amarante, do mítico Vodafone Rali de Portugal.

Alexandre Queirós conquista bronze no Nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu os Campeonatos Nacionais Individuais de Sub10 e Sub19.

Adeptos do GD Chaves ainda acreditam na subida

Apesar da derrota em Vila do Conde e dos festejos cancelados, os adeptos do Grupo Desportivo de Chaves mantêm a esperança e continuam a acreditar na subida à I Liga

PREMIUM

PREMIUM

Venceu a equipa mais eficaz

Lordelo, 1 | Valpalços, 2

PREMIUM

Mondinense estragou a festa ao líder

Vilar de Perdizes, 0 | Mondinense, 1

OPINIÃO

MAIS LIDO DA SEMANA

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VIDA & LAZER

PREMIUM

“O Papa morreu? Eu não queria matá-lo!”

1981. Dia 13 de maio. O Papa João Paulo II dirigia-se, em automóvel, para a habitual audiência das quartas-feiras. A Praça de São Pedro estava cheia de gente de todas as longitudes. No dia seguinte, a manchete do “Jornal de Notícias” era: “Três tiros contra o Papa”. E acrescentava: “É turco e foi preso o autor do atentado. Está ligado à extrema-direita”

PREMIUM

D. António Ferreira Gomes – A liberdade de ser bispo

A 13 de abril de 1989 faleceu, em Ermesinde, na “Quinta da Mão Poderosa” da Formiga, D. António Ferreira Gomes, figura ímpar de homem e de bispo cuja vida foi rica na defesa da liberdade que , curiosamente, também agora se festeja neste mês.

PREMIUM

O arranque da seleção portuguesa de futebol

A 27 de setembro deste ano, as seleções nacionais de futebol de Portugal e de Espanha vão defrontar-se, uma vez mais, desta vez por imposição de um sorteio que as colocou frente a frente na edição deste ano da “Liga das Nações”, ao lado da República Checa.

PREMIUM

Um ciclone em 41 e um terramoto em 69

Um ciclone (em 1941) e um terramoto (em 1969, muitos leitores ainda se hão de lembrar dele) ocorreram no mês de fevereiro. Um e outro causaram muitos estragos e o ciclone matou uma centena de pessoas, de norte a sul de Portugal, acrescentando a esse número muitas centenas de feridos

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

TECNOLOGIA