Durante este mês deverão ser conhecidos os restantes candidatos às eleições autárquicas no distrito de Vila Real, estando já agendado, “para o final do mês”, um encontro da CDU e para o dia 20 a festa de Verão do PSD, ambas com a apresentação de candidatos na ordem de trabalhos.
Na capital de distrito, depois do social-democrata Manuel Martins ter confirmado, há muito, a sua intenção de se candidatar a um quinto mandato à frente da autarquia, foi anunciado, em Fevereiro, o nome de José Caldeira como aposta da CDU. No mês seguinte surgiu o nome de Rui Santos pelo Partido Socialista e no final da passada semana foi confirmada a presença de Patrique Alves na corrida pela liderança do município transmontano.
O candidato do CDS-PP nasceu em Paris, tem 28 anos, é licenciado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e é vice-presidente da Comissão Política Nacional da Juventude Popular.
Relativamente ao CDS, é também conhecida a candidatura do independente Lúcio Machado para Mondim de Basto e de Duarte Gonçalves, pela coligação com o PSD em Montalegre, sendo de realçar que o partido vai apresentar-se coligado em Ribeira de Pena, Alijó e Sabrosa (onde o candidato é Milcíades Carvalho), continuando em estudo mais duas coligações no distrito, uma delas em Santa Marta de Penaguião.
Sobre o PSD, as dúvidas sobre os candidatos que ainda não foram apresentados serão dissipadas no dia 20, altura em que o partido fará a sua “Festa de Verão”, em Pedras Salgadas, e onde, na presença de Manuela Ferreira Leite, serão confirmados os 14 cabeças de lista.
De recordar que o PSD optou por recandidatar os actuais presidentes de Câmara no distrito, e escolheu Miguel Rodrigues para Alijó (candidatura de coligação, tal como em Montalegre), Paulo Calvão, em Murça, e Rafael Feliciano, em Santa Marta de Penaguião.
Relativamente à CDU, Mário Costa, da Direcção Regional de Vila Real do Partido Comunista Português, adiantou ao Nosso Jornal que os candidatos serão apresentados também no final de Julho, num encontro que deverá contar com a presença do secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa. No entanto, de realçar que já foram apresentados oficialmente José Caldeira, Manuel Cunha e António Serafim como candidatos às câmaras de Vila Real, Chaves e Peso da Régua, respectivamente.
No PS, a opção foi também manter os autarcas eleitos em 2005, nomeadamente Artur Cascarejo (Alijó), Fernando Rodrigues (Montalegre), João Luís Teixeira (Murça) e Francisco Ribeiro (Santa Marta de Penaguião). Para conquistar os concelhos, hoje laranja, os socialistas escolheram, para além de Rui Santos na capital, Nuno Rodrigues (Chaves), Alberto Pereira (Mesão Frio), Humberto Cerqueira (Mondim de Basto), Ema Gonçalo (Valpaços), José Eduardo Quinteiro (Vila Pouca de Aguiar), Jorge Almeida (Régua) e Rui Alves (Ribeira de Pena), faltando apenas confirmar o candidato para Boticas. De realçar ainda a recandidatura, em Sabrosa, do independente José Marques pelo PS.