Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

A morte lenta dos soutos de Trás-os-Montes

“Dentro de poucos anos, algumas manchas de castanheiros na zona da Padrela terão desaparecido devido à doença do cancro e da tinta”. Esta conjectura foi avançada pelo presidente da Associação Regional dos Agricultores das Terras de Montenegro, ARATM, Flávio Costa. Apesar de vários estudos e novas práticas de plantação, variedades e sustentabilidade dos soutos, as doenças continuam a afectar os castanheiros e os produtores mostram-se impotentes para combater esta realidade.

-PUB-

Os inúmeros trabalhos de investigação que têm sido feitos pela Universidade de Trás-os-Montes, Instituto Politécnico de Bragança e pelo Centro Nacional de Sementes Florestais de Amarante, ainda não permitem um tratamento eficaz para nenhuma das pragas. A doença da Tinta deve o seu nome à cor negra que a árvore adquire por baixo da casca quando é atacada, sendo conhecida desde o século XIX. A sua propagação faz-se através da água de rega, da chuva, do transporte de terra e de material vegetativo infectado. Na Europa, está presente já há várias décadas e foi detectada pela primeira vez, em Portugal, no ano de 1989, concretamente na região de Trás-os-Montes. A zona de Padrela foi a

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS