Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

A panela de pressão

Começar uma crónica falando de culinária, é uma boa forma de começar. Comer é uma arte, e maior arte é a de cozinhar. E felizmente que os tempos modernos puseram à disposição desses artistas do fogão e do tempero, um manancial de instrumentos que facilitam o trabalho, fazem ganhar tempo e apuram a matéria-prima. Como, por exemplo, a panela de pressão. Quem não sabe o que é? Mesmo o mais desajeitado dos cozinheiros amadores, ou mesmo o absoluto ignorante que nem uma batata consegue cozer, sabe o que é uma panela de pressão.

Mas é um apetrecho perigoso, e isso nem todos sabem. Rebentando tem o efeito de uma bomba, aberta sem arrefecer pode queimar quem estiver perto, e se ligada com o fogo no máximo, na altura em que o seu apito acusa o começo da fervura, pode desfazer o naco que coze, evaporar toda a água, e estoirar como um paiol de pólvora.

Faço este intróito para louvar as virtudes da dita, mas também para alertar para os perigos que resultam do seu mau uso. E porquê? Porque este país, hoje em dia, é uma panela de pressão onde andamos a ser cozinhados a alta temperatura, e em vias de explodir. Pois eu bem gostava de continuar

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS