Na última jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal, disputada, no dia 17, a equipa da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD)/RealFut conseguiu, frente ao Sporting Clube de Vila Verde, a sua quinta vitória desta época desportiva, partindo para a fase de “Play-Out” com uma “esperança renovada” na manutenção.
A AAUTAD/RealFut conseguiu dominar o seu adversário mais directo, o Vila Verde, por 6-2, mantendo-se, assim, os dois clubes na 12.ª posição, com 17 pontos, nove dos quais vão entrar na contabilidade da fase de “Play-Out”, na qual vão ainda disputar um lugar, na Primeira Divisão, o Sassoeiros, o Fundão, o Boavista e o Nogueirense.
O marcador da partida, jogada na casa dos transmontanos, foi inaugurado, por Denis, quando já tinha passado mais de metade da primeira parte. Um golo ao qual foi somado o de Vinícius, três minutos mais tarde. O terceiro golo da primeira parte foi também marcado por um jogador da UTAD, mas na própria baliza. O auto-golo acabou por inaugurar o marcador, para o lado dos visitantes, levando as equipas, para o intervalo, com 2-1.
Na segunda metade do encontro, foi a equipa visitante a primeira a marcar, com David a igualar o marcador, a duas bolas. No entanto, a AAUTAD teve tempo não só de recuperar a vantagem como de a alargar, até aos 6-2, com os golos de Berto (dois), Rafael e Vínicius, o último dos quais a 15 segundos do apito final.
“Se a nossa situação era difícil, agora complicou-se”, lamentou o treinador do Vila Verde, Fernando Paiva, considerando que o resultado “não reflecte o que se passou em jogo”. O técnico frisou ainda que quem conhece o clube sabe que a 1.ª Divisão está muito acima “das suas possibilidades”. Por isso, apesar dos resultados, o Vila Verde “está a fazer uma época acima das expectativas”.
Sem dúvida mais felizes estavam os homens da AAUTAD/RealFut que, com a conquista de mais três pontos, partem, para a fase de “Play-Out” com um novo ânimo. “Foi uma vitória muito moralizadora. Mostrámos que estamos vivos. Estamos mais confiantes e motivados, para as próximas cinco finais”, sublinhou Rafael, o jogador da equipa transmontana, referindo-se às cinco jornadas frente às equipas que entram, agora, na derradeira luta pela manutenção, na Primeira Divisão.
No dia 19, foi já realizado o sorteio que ditou a ordem dos jogos, nesta segunda fase do campeonato, sendo de realçar que, no Sábado, a AAUTAD/realFut volta a encontrar-se com o Vila Verde, mas, dessa feita, na casa do adversário, naquele que será o primeiro dos cinco jogos do “Play-Out”.
No dia 1 de Junho, pelas 17 horas, é a vez de a Nave de Desportos voltar a receber o Nogueirense, sendo que, exactamente uma semana depois (dia 7, pelas 16 horas), também o Boavista enfrentará a AAUTAD/RealFut, no campo vila-realense. No dia 10, os transmontanos voltam a sair de casa, desta feita para jogar no campo do Sassoeiros, sendo que, para os transmontanos, a fase de “Play-Out” vai terminar, em casa, com a realização do jogo com o Fundão, no dia 15, pelas 18 horas.
A equipa realça que, nesta fase, “todos os jogos são finais”, já que têm que “ganhar todos os encontros”, para garantir a manutenção na divisão máxima do Futsal português.
Maria Meireles
FICHA TÉCNICA
Jogo disputado na Nave de Desportos da UTAD, em Vila Real.
AAUTAD/REALFUT – Paulo Duarte, Berto, Vinícius, Jander Praciano, Bruno Agondi (G.R.), Hélder Resende, Denis Djelmajer, Vítor Hugo, Luís Barroso, Rafael, João Ribeiro e Cláudio Martins (G.R.).
Treinador: Edson Filho.
S. C. VILA VERDE – Mário Miranda, Bruno Alexandre, Vasco Pinto, Pedro Coelho, Nuno Moita (G.R.), Pedro Branco, José Almeida, Hugo Miguel, André Almeida, David Silva, Miguel Monteiro, João Antunes, Fábio Capelas, Carlos Baptista e Libânio (G.R.).
Treinador: Fernando Paiva.
Ao intervalo: 2-1.