Depois de disputar a 26.ª, última jornada do campeonato, que está marcada para o dia 16, na Nave de Desportos da UTAD, o clube transmontano vai então lutar com o vencedor da série B para tentar, mais uma vez, o título de Campeão Nacional de Futsal, estando ainda em aberto quem será o seu adversário (Vila Verde, Onze Unidos ou Ismeialitas).
“Conseguimos dois dos nossos objectivos, falta o terceiro, ser campeões nacionais”, explicou Henrique Monteiro, presidente da AAUTAD/Realfut, mostrando-se satisfeito com a prestação dos seus jogadores que, mais uma vez, “mostraram ter valor para ganhar em qualquer pavilhão”.
Rafael Lima, atleta da equipa transmontana e autor de três dos seis golos da UTAD, confirmou que a equipa “começou um pouco apática”, chegando mesmo a estar a perder por três a zero (Rui Miguel aos 4’, Tico aos 8’ e o auto-golo de Hélder Resende aos 10’).
Foi exactamente Rafael Lima que conseguiu evitar que a equipa visitante não fosse para intervalo ‘a zero’, ao marcar o primeiro golo da equipa quando faltavam cinco minutos para o apito do final da primeira parte.
A etapa complementar começou também a preceito para a equipa anfitriã, com Dinho a marcar o 4-1, aos 22’.
Jander reduziu a vantagem aos 24’, seguido pelos golos de Felipe Simas (26’) e de Rafael (30’ e 35’), ficando a cargo novamente de Jander o encerrar do marcador (aos 38’) com a vitória da AAUTAD por 4-6.
“Foi um jogo muito difícil, mas conseguimos. Na segunda parte conseguimos fazer o que fizemos ao longo do campeonato”, referiu António Aires, técnico da equipa de Vila Real, satisfeito com os “golos bonitos” dos seus atletas” e deixando ainda um elogio ao Monte Pedras, que “pelo trabalho que tem feito, merece conseguir a manutenção na segunda divisão”.
A penúltima jornada do campeonato ficou ainda marcada pela goleada que o Grupo Desportivo de Boticas impôs ao Boavista, uns expressivos 12-3.
No fim-de-semana, o campeonato vai sofrer mais uma paragem, ficando marcada para o dia 16 a última jornada da segunda divisão nacional, altura em que o Boticas vai ao campo do Junqueira e a AAUTAD/Realfut receberá o Nogueirense.
“É lamentável que o campeonato volte a parar”, sublinhou Henrique Monteiro, considerando mesmo que Federação Portuguesa de Futebol (FPF) “brinca com os clubes”, problemáticas que ficarão resolvidas apenas com a “criação de uma Federação Portuguesa de Futsal”.
O presidente do clube deixou ainda a garantia de que a próxima época está já a ser “alinhavada”, no entanto, em entrevista à Rádio Universidade, não quis levantar o véu sobre os projectos do clube para 2009/2010, referindo que as novidades vão ser divulgadas apenas no final do campeonato.
Ficha Técnica
Jogo disputado no Pavilhão do Monte Pedras
Monte Pedras –Pedrinha, Dominique, Rui Miguel, Dinho, Ricardo (G.R.), Tico, João Castro, Saul, Carlos
Treinador: Tiago Barros
AAUTAD/Realfut – Jander Praciano, Berto, Daniel Borges, Tiago Carriço, Pedro Cepeda (G.R.), Luís Barroso, Felipe Simas, Rafael Lima, Hélder Resende e Cláudio Martins (G.R.).
Treinador: António Aires
Ao intervalo – 3-1