Em vários locais diferentes mas sempre na mesma zona sobre galerias da antiga exploração mineira em Campo de Jales, tem-se verificado abatimentos significativos junto à habitação e na via de comunicação. Esta segunda-feira, 26 de novembro, a Proteção Civil Municipal verificou novo aluimento e o presidente da Câmara Municipal decidiu encerrar a estrada municipal, junto ao campo de futebol em Campo de Jales.
"Ninguém sabe como está e o que pode vir a acontecer e para proteger pessoas e bens decidimos cortar a estrada", anunciou Alberto Machado no local, onde falou com autarcas locais e agentes da proteção civil. O presidente do município criticou a morosidade do Estado uma vez que, desde 2015, que a autarquia comunica à Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) os abatimentos que têm ocorrido, não havendo diligência na solução para o problema que persiste.
O referido troço da estrada está encerrado, havendo nas imediações um percurso alternativo para o tráfego automóvel. Todavia, os veículos pesados terão de circular por outros percursos a sul desta entrada norte, estrada nacional 212, para Campo de Jales.