Sábado, 16 de Outubro de 2021

Acompanhar, animar, evangelizar

1– Amanhã, dia 11 de Fevereiro, data da primeira aparição de Nossa Senhora a Bernardete em Lurdes (França) no ano de 1858, celebra-se o Dia do Doente. A data foi escolhida em comunhão com o número elevado de doentes que diariamente afluem àquele santuário em busca de auxílio. O Papa Bento XVI já enviou a sua mensagem oficial. Dado o choque que o sofrimento provoca na vida de cada um, torna-se necessário reflectir sobre o sofrimento, e isto deve fazer-se enquanto se tem saúde.

-PUB-

O sofrimento é uma realidade humana que todos conhecemos por experiência pessoal, por factos ocorridos em pessoas de família e com amigos. Sofrem os ricos e os pobres, sofrem as crianças e os adultos, sofrem os povos primitivos e os povos evoluídos. Sofre-se fisicamente e sofre-se moralmente, sofre-se por nós e sofre-se pelos outros. Há sofrimentos dos quais conhecemos as causas e as responsabilidades pessoais, e há sofrimentos que nos parecem enigmáticos e estranhos.

2 – A doença constitui um desafio à sensibilidade humana, à inteligência e até à fé. Diz-se, e com razão, que uma cultura se pode medir pela resposta que oferece ao problema do sofrimento humano, sobretudo das crianças e dos inocentes.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.