A AD Flaviense iniciou a partida a pressionar, pois só a vitória lhe interessava. Logo aos 2 minutos, Mariana aproveitou uma falha de marcação para abrir o ativo, num remate à entrada da área. Aos poucos, a equipa de Vila Real começou a praticar o seu futebol e a tomar conta do jogo, no entanto e quando estava balanceada no ataque, uma perda de bola possibilitou à equipa flaviense num rápido contra-ataque, muito bem finalizado por Ana, que aumentou a vantagem para 2-0.
O técnico da DC operou algumas mexidas na equipa, procurando dar-lhe uma maior serenidade defensiva com a entrada das atletas Sara Tavares e Tânia Santos e maior capacidade ofensiva devido à qualidade técnica da atleta Filipa Barros, que foram dando descanso às titulares Joana Pereira, Catarina Pinheiro e Ana Valente, sem que a equipa tivesse perdido qualidade de jogo.
Em reação ao resultado adverso, ao minuto 16, num remate fora da área da atleta Catarina Neves reduziu a vantagem e colocou a equipa a DC de novo na partida, para pouco depois numa jogada protagonizada pela atleta nº 7, Catarina Pinheiro (MVP da partida), ter restabelecido a igualdade, resultado que se manteve até ao intervalo.
Na segunda parte, a Diogo Cão jogou com maior tranquilidade e mostrou em campo a maior valia das suas atletas, com especial destaque para Catarina Neves, que jogou muito e bem durante todo o encontro, e para a atleta Sara Tavares muito concentrada a defender e a levar a equipa para o ataque, tendo mesmo marcado o 3º golo da equipa vila-realense.
Quando faltavam cerca de 8 minutos para o final, uma súbita falha de energia no pavilhão interrompeu a partida durante alguns minutos, permitindo às equipas descansar do alucinante ritmo do encontro e redefinir estratégias.
A equipa flaviense, após o inesperado intervalo, tentou com a utilização do GR avançado chegar ainda ao empate, não conseguindo no entanto ultrapassar a estratégia montada pela equipa de Vila Real que esteve sempre muito concentrada defensivamente tendo a GR (Lita Campos) efetuado algumas defesas que mostram a sua enorme qualidade.
Para finalizar mais uma brilhante exibição, a atleta Catarina Pinheiro brindou o público com uma fantástica jogada, tendo conduzido a bola desde a sua área defensiva ultrapassando 3 adversárias e concretizando já dentro da área flaviense para o definitivo 2-4.
Estão de parabéns ambas as equipas pelo magnífico espetáculo que proporcionaram e em especial a equipa vila-realense que, com esta vitória, mantém a invencibilidade na prova e está a apenas a uma vitória do título distrital.
Ficha Técnica
AD Flaviense: Milena, Ana, Marlene, Mariana, Sofia, Rita Coutinho, Rita, Kaka, Sara, Bela
Treinador – Tiago Xavier.
Diogo Cão: Sara Tavares; Ana Valente; Joana Pereira; Catarina Pinheiro; Catarina Neves; Filipa Barros; Ima Carquejo (cap); Tânia Santos; Bárbara Góis; Lita Campos
Treinador – Filipe Rodrigues.