Domingo, 28 de Abril de 2024
No menu items!

Administração confirma encerramento de 48 camas

O Conselho de Administração (CA) do CHTMAD, através de um comunicado, esclareceu que deliberou “proceder ao encerramento temporário de 48 camas, em diferentes especialidades, nas Unidades Hospitalares de Vila Real, Lamego e Chaves”, devido à alteração do horário de trabalho para as 35 horas.

-PUB-

Na sequência da notícia que a VTM publicou ontem, Centro Hospitalar de Vila Real vai encerrar 50 camas e o bloco cirúrgico oncológico, a direção do centro hospitalar informou que na Unidade Hospitalar de Vila Real serão encerradas 30 camas (nas áreas da medicina, cirurgia e mulher/criança); na Unidade Hospitalar de Lamego – 6 camas (cirurgia e medicina) e na Unidade Hospitalar de Chaves – 12 camas (medicina).

Contudo, segundo o CA o encerramento das camas será “provisório”, uma vez que “a Tutela já autorizou a contratação de mais 59 profissionais das várias classes profissionais, esperando que estas novas contratações possam ajudar a reduzir o impacto destas 35 horas”, confirmam.

Segundo o que a VTM apurou o Centro Oncológico, a Urgência e os Cuidados Intermédios/Intensivos são serviços que “não serão atingidos por esta redução de número de camas, mantendo-se com a atividade assistencial em pleno”.

Importa, ainda, referir que o Centro Hospitalar não conta com um bloco cirúrgico oncológico, sendo que as cirurgias de oncologia são efetuadas no bloco geral. Neste sentido, segundo a informação que a VTM dispõe, as cirurgias oncológicas “estão em risco de terminar”, devido aos centros de referência e ao modelo de financiamento definidos pelo Governo para a especialidade oncológica, que acontece em função do número de casos e tratamentos, o que permite um financimento muito superior no Litoral, o que penaliza o Interior. Como consequência direta os  IPO do Porto e Lisboa conseguem um maior financiamento que o CHTMAD.Esta informação já tinha sido avançada pelos Deputados do PSD em maio deste ano aquando de uma reunião com a administração do CHTMAD.

À VTM, a administração do Centro Hospitalar assegurou que as cirurgias oncológicas não estão em risco de encerrar.

[EM ATUALIZAÇÃO]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.