Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
No menu items!

Agrupamento de Escolas com projecto único a nível nacional

No concelho de Mesão Frio já está em curso uma importante iniciativa cultural que resultou de uma candidatura apresentada à Fundação Calouste Gulbenkian pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, em parceria com o Município. Este projecto, denominado “ler.com/domingos monteiro”, pretende aperfeiçoar a oralidade e a expressão falada dos intervenientes.

-PUB-

A professora Isabel Ramos falou sobre as fases deste projecto, enaltecendo a participação de todos os elementos. “Quero sublinhar o empenho dos alunos, dos professores (departamento de línguas e departamento de expressões) e do município”.

O projecto teve início no dia 1 de Março, com o arranque da Semana da Leitura. Segue-se uma fase inteiramente dedicada ao escritor Domingos Monteiro, que irá contar com a participação dos alunos do ensino secundário como mediadores da Leitura. “No dia 12 de Março iremos iniciar a 3ª fase, com a saída dos alunos ‘contadores’ para as freguesias do concelho (Oliveira), enquanto as restantes saídas acontecerão a 19 de Março (Barqueiros), 26 de Março (Cidadelhe) 2 de Abril (Vila Marim) e 7 de Maio Vila de Mesão Frio (Vila jusã, S. Nicolau e Sta Cristina)”.

David Carvalho, director da Filandorra-Companhia de Teatro Nordeste, foi o convidado para dar formação especializada no domínio da oralidade e da expressão falada aos jovens do ensino básico e secundário envolvidos neste projecto. “Foi um trabalho gratificante, devido ao empenho, entusiasmo dos professores e alunos, ao longo destes nove ateliers que se desenvolveram. Os jovens acabaram por reconhecer que o seu aparelho fonológico carece de aperfeiçoamento e, em alguns casos, registei uma progressão notável. Foi bom ver o gosto com que liam em voz alta e expressiva os contos e os poemas de Domingos Monteiro”, sublinhou David Carvalho.

Durante a Semana da Leitura 2011, o Município cederá um documentário sobre a vida e obra de Domingos Monteiro e haverá sessões dirigidas, essencialmente, aos encarregados de educação. A partir de 12 de Março, os grupos de alunos “contadores”, em articulação com a Biblioteca Municipal Itinerante (BMI), irão fazer “animação de rua” no horário normal de ida da BMI às diferentes freguesias, durante sete semanas consecutivas.

Em termos de financiamento, a Fundação Calouste Gulbenkian suporta a compra de livros do escritor Domingos Monteiro (12 de cada volume de contos, assim como do volume de poesia e de ensaios), e ainda os equipamentos necessários à leitura dramatizada dos contos (micros, mesa de mistura, colunas e focos de iluminação), além da formação dos alunos contadores. A Câmara de Mesão Frio também apoia este projecto, suportando o transporte dos alunos contadores pelas freguesias, assim como a edição de uma Antologia com textos seleccionados do escritor, e ilustrados pelos alunos de todos os anos de escolaridade (do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade).

A equipa responsável pelo projecto, distinguido a nível nacional pela Gulbenkian, é constituída por Isabel Ramos, professora bibliotecária, Sílvio Barreto, coordenador de Departamento de Línguas, Susana Vicente, coordenadora do Ensino secundário, Isabel Salgueiro, coordenadora de Projectos, e com o coordenador António Reis.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS