Ainda nenhuma autarquia do distrito mostrou interesse no projecto “Novos Povoadores”
Nascido da vontade de um grupo de três jovens que viveram a experiência de trocar cidades de grandes dimensões por meios mais pequenos, reconhecendo assim “as mais-valias de uma vida mais tranquila sem prejuízo de uma presença profissional activa”, o Projecto “Novos Povoadores” começa a ganhar expressão a nível nacional conquistando o interesse de cerca de três centenas de famílias, 26 das quais avança o distrito de Vila Real como destino de preferência. No entanto, para já, os municípios ainda não se manifestaram sobre o projecto de repovoamento da zona interior do país.
Vinte e seis famílias, a maior parte do Porto, já mostraram interesse, através do Projecto “Novos Povoadores”, em ‘transferir’ a sua vida para concelhos do distrito de Vila Real, um processo que ambiciona “um equilíbrio territorial” nacional mas que espera agora pela adesão dos municípios.
“Neste momento não temos a adesão de nenhum município do distrito de Vila Real”, explicou Frederico Lucas, um dos mentores do projecto nacional que já despertou o interesse de 270 famílias.
Contando já com a “manifestação de interesse” por parte de várias Câmaras Municipais, entre as quais dez de Bragança, de realçar que os primeiros ‘povoadores’ a concretizar o desafio deverão instalar-se, no distrito de Évora, dentro de meses.
Segundo o mesmo
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
APOIE O NOSSO TRABALHO.APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.