Domingo, 3 de Julho de 2022

Aires Querubim um defensor do distrito de Vila Real

Conheci o Dr. Aires Querubim, logo a seguir ao 25 de abril de 1974, era eu estudante universitário, nas chamadas sessões de esclarecimento, em pleno período revolucionário, em Sanfins do Douro.

-PUB-

Eram tempos conturbados com discussões políticas acaloradas em que o então PPD, partido em que sempre militou, e todos os partidos da esquerda moderada e de centro direita, eram contestados, mesmo no distrito de Vila Real.

Desses primeiros contactos guardo na memória o seu porte imponente, sem ser altivo, com a sua inconfundível pera, que foi embranquecendo à medida que os anos passaram mas, e acima de tudo, a sua franqueza e frontalidade na defesa das suas ideias, o amor à liberdade e à democracia que estavam a dar os primeiros passos. Nessas sessões de esclarecimento, que não eram mais que os embriões dos atuais comícios, tratava os que o contestavam, e muitas vezes tentavam boicotar, com cordialidade e simpatia, indo muitas vezes ter com eles no final, prolongando-se o confronto de opiniões, sempre com o seu discurso pedagógico e a amabilidade que o acompanhou ao longo da vida. 

Foi só a partir de meados da década de oitenta que comecei a privar mais de perto com o Dr. Aires Querubim, já ele era Governador Civil do distrito de Vila Real. Frequentávamos o mesmo café e nestes últimos trinta anos fomos cimentando a nossa amizade, apesar da diferença de idades, tendo ganho um amigo. Nessas tertúlias, tantas vezes acaloradas, sempre o vi defender os interesses do distrito e da região, muitas vezes com alguma mágoa do governo que representava. Vi-o sempre preocupado em resolver diferendos na gestão ligadas ao poder autárquico, principalmente das juntas de freguesias, preocupado com o escrupuloso cumprimento da lei, usando os seus dotes de persuasão e o seu tom conciliador, e também empenhado em apoiar as instituições e coletividades culturais e recreativas do distrito.

Aires Querubim nasceu em 1934, em Sobre o Tâmega, concelho de Marco de Canaveses e era com alguma mágoa que referia que a barragem do Torrão, no rio Tâmega, tinha submergido a casa onde tinha nascido. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra, em 1960, e era mestre em Ciências Jurídicas, pela mesma faculdade. Foi Magistrado do Ministério Público nas comarcas de Arganil e Lousã e notário em Lagoa, Santa Marta de Penaguião e Figueira da Foz. Ocupou, ainda, entre outros, os cargos de presidente da comissão política distrital de Vila Real do PSD, membro do conselho nacional e da comissão política nacional do PSD e mandatário da candidatura à Presidência da República de Cavaco Silva.

Mas foi como Governador Civil do Distrito de Vila Real (1980 – 1994) que Aires Querubim de Meneses Soares era mais conhecido. Foi o Governador que marcou a nossa jovem democracia no distrito, para além de ter sido o que mais tempo exerceu o cargo, desde a criação dos governos civis, em 1835, até à sua extinção em 2011.

O distrito de Vila Real perdeu um seu acérrimo defensor, e eu perdi um amigo.

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.