Foi a turma da casa entrou melhor no encontro, criando logo um lance de perigo aos 4 minutos. Há um cruzamento de Marante para a direita do seu ataque e Jorginho a encher o pé e rematar às malhas laterais. Ambas as equipas evidenciavam muito querer e atitude e, aos 10’, Marante em remate colocado inaugura o marcador. Um tento de belo efeito e sem hipótese de defesa para o guardião Gato. Aos 13’, o Alijoense reagiu, com Vítor Hugo a descer pela esquerda do seu ataque, cruza para a área e Kostadinov, de cabeça, a rematar por cima da trave. Este lance em nada incomodou os comandados de Justino Ribeiro, que continuaram a criar oportunidades para dilatar a vantagem. Nesta fase do encontro, os forasteiros não mostravam argumentos, mas, aos 28’, existiu um lance para grande penalidade, que envolveu Kostadinov e um defensor local, com os de Alijó a pedirem que a falta fosse marcada, só que o árbitro Vítor Silva, assim não o entendeu. Aos 30’, surgiu a primeira cartolina amarela para Patrick por uma entrada dura sobre Armando.
Sabe-se lá porquê, o último reduto do Alijoense mostrava-se demasiado inseguro, pois uma defensiva constituída por Bruno Amaral, Luís Silva, Patrick e Caio, elementos de imenso valor, não podem ter prestação tão mediana. De seguida, o encontro entrou em inúmeras picardias o que de certa forma começou a dificultar a tarefa do trio de arbitragem. Aos 45’, uma falta da Caio sobre Armando (cotovelada) ficou por punir.
O intervalo surgiu com o Santa Marta a vencer pela margem mínima, resultado que se justificava.
Na segunda metade, o Alijoense veio mais ofensivo. Logo aos 46’, na marcação de um livre, Fraguito coloca o esférico na área, com Luís Silva a cabecear por cima da trave. Dois minutos volvidos, nova oportunidade com o cruzamento de Kostadinov a servir Vítor Pegarinhos que faz o cabeceamento para o coração da área, onde Ferraz, de novo, de cabeça, a não conseguir o golo, devido à intervenção de Bruno Figueiredo. Na resposta, Ricardo Martins obriga Gato a portentosa defesa. Aos 52’, Fraguito cai na área, pede grande penalidade, reclama com o árbitro, mas Vítor Silva nem sequer lhe aplicou o respectivo correctivo.
Aos 55’, o esférico é servido para a entrada da área onde aparece Ricardo Martins, o último reduto adversário a ver o esférico passar e o avançado penaguiota a desfeitear Gato pela segunda vez. A perder por duas bolas, o técnico Mário André colocou toda a carne no assador. O recém-entrado Pedro Gravelos não aproveitou um cruzamento de Caio para desfeitear o guardião Nené. O Alijoense tentava a todo o custo a reviravolta no marcador e, aos 75’, Caio em lançamento de linha lateral coloca o esférico em Rivaldo que faz um magnífico remate mas o esférico esbarra no poste esquerdo da baliza à guarda de Nené.
Aos 80’, o Alijoense fica reduzido a dez unidades, devido à expulsão de Kostadinov, só possível por supostas palavras, uma vez que o jogo estava parado para dar assistência ao guardião penaguiota.
À passagem do minuto 85, Bruno Figueiredo derruba Pedro Gravelos na área de rigor e é expulso por acumulação de amarelos. Na marcação da grande penalidade, Fraguito permite a defesa a Nené.
Pelo futebol desenvolvido na segunda metade, os comandados de Mário André bem mereciam o tento de honra.
Vítor Silva, árbitro do encontro, se quer regressar a outro palco, terá forçosamente que ter outra atitude, caso contrário, vai demorar alguns anos para regressar aos “Nacionais”.
Jogo no Estádio Municipal de Santa Marta de Penaguião.
Árbitro: Vítor Silva, de Vila Real.
Auxiliares: Rui Rebelo e Tiago Mota.
Santa Marta: Nené; Armando (Jusko, 72’), Dany I (João Mário, 59’), David e Diogo; Zé Feliciano, Bruno Figueiredo e Marante; Jorginho, Kokas e Ricardo Martins (Barroso, 62’).
Suplentes não utilizados: Rui, Capelas, Sérgio Gouveia e Cenoura.
Treinador: Justino.
Capitão: Zé Feliciano.
Alijoense: Gato; Luís Silva, Fraguito, Patrick e Caio; Ferraz (Rivaldo, 53’), Bruno Amaral e Guilherme; Kostadinov, Vítor Hugo (Márcio, 62’) e Vítor Pegarinhos (Pedro Gravelos, 62’).
Suplentes não utilizados: Rafael, Mário André e Paulo Magalhães.
Treinador: Mário André.
Capitão: Guilherme.
Ao intervalo: 1-0.
Cartões amarelos: Patrick (30’), Bruno Figueiredo (37’ e 85’), Ferraz (42’), Dany I (42’), Ricardo Martins (55’), Fraguito (68’), Marante (68’), Jorginho (76’).
Cartões vermelhos: Kostadinov (80’, dir.) e Bruno Figueiredo (85’ ac.).
Marcadores: Marante (10’) e Ricardo Martins (55’).