Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
©DR

Alto Tâmega reorganiza serviços de saúde

Na sequência da entrada de Portugal na fase de mitigação da crise pandémica da COVID-19, o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso está a organizar os serviços de saúde primários por forma a assegurar uma resposta mais diferenciada e eficiente à evolução da crise da COVID-19.

-PUB-

Assim, o funcionamento de todas as extensões de centros de saúde dos concelhos do Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) foi temporariamente suspenso por decisão da direção do ACES do Alto Tâmega e Barroso.

Esta decisão do ACES visa reforçar a capacidade de resposta dos serviços de saúde primários na identificação e encaminhamento precoce de casos suspeitos de COVID-19, assim como na separação de doentes para evitar possíveis contágios utentes por COVID-19 nas próprias instalações de saúde, exigindo, no entanto, o trabalho de mais equipas de profissionais de saúde, uma vez que cada Centro de Saúde passará a ter duas linhas de ação distintas, asseguradas por equipas de profissionais de saúde diferenciadas:

– Uma linha exclusivamente vocacionada e dedicada para atender doentes do foro respiratório, isto é, casos suspeitos de COVID-19 e outra linha dedicada às outras doenças/situações.

No caso de Ribeira de Pena e face a este reorganização do funcionamento dos serviços de saúde no concelho, e tendo em atenção a dificuldade de mobilidade de muitas pessoas que eram servidas pela Extensão de Saúde de Cerva, a câmara municipal disponibilizou de imediato uma viatura municipal e respetivo motorista ao ACES para permitir o reforço do serviço das equipas de cuidados e tratamentos domiciliários do Centro de Saúde, levando, assim, cuidados de saúde aos utentes que não têm meios ou condições de saúde para se deslocarem até ao Centro de Saúde de Ribeira de Pena. 

O ACES garante a presença de um funcionário na Extensão de Saúde de Cerva para que os utentes possam tratar da renovação das receitas de medicamentos, podendo ligar para o número da Extensão de Saúde de Cerva: 259 470 282.

Finalmente, a todos os utentes que tinham consultas marcadas e que não se realizaram, informa-se que, de acordo com a informação prestada pelo ACES, serão contactados pela sua equipa de saúde para acompanhamento da sua situação de saúde e avaliação da necessidade de consulta presencial.

No concelho de Vila Pouca de Aguiar, os Polos de Saúde de Campo de Jales e de Pedras Salgadas encerraram no dia 23 de março, por tempo indeterminado e nesse sentido, as Juntas de Freguesia do concelho, disponibilizaram-se de imediato para ajudar no levantamento de receitas e respetiva aquisição de medicamentos, se necessário, no Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, em articulação com os profissionais de saúde.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.