Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Aniversário da criação da Diocese de Vila Real

Ocorre no dia 20 de Abril o 87º aniversário da criação da diocese de Vila Real pelo Papa Pio XI. É essa a data da Bula que cria a Diocese, ainda que o seu primeiro Bispo, D. João Evangelista de Lima Vidal, que era Auxiliar de Lisboa, só tenha efectivamente vindo no ano seguinte. Até então governou-a o Arcebispo de Braga, D. Manuel Vieira de Matos, natural de Poiares da Régua e que insistira com o Papa Bento XV na criação da mesma.

-PUB-

As paróquias da diocese pertenciam até então à Arquidiocese de Braga (a maioria delas, desde Vila Real a Chaves, Valpaços e Montalegre), à de Bragança (as do antigo concelho de Monforte de Rio Livre, hoje integradas em Chaves e Valpaços), e as restantes da diocese de Lamego (Sabrosa, Murça, Alijó, Régua, Santa Marta e Mesão Frio).

A diocese de Vila Real teve até hoje quatro bispos: D. João Evangelista, que seria transferido para Aveiro, D. António Valente da Fonseca, sepultado no cemitério de Santa Iria, D. António Cardoso Cunha, também sepultado no mesmo cemitério, e D. Joaquim Gonçalves, actual bispo diocesano desde 1991. Já está nomeado o bispo coadjutor D. Amândio José Tomás. Com D. António Valente trabalhou alguns anos como seu Auxiliar D. António de Castro Xavier Monteiro, natural de Guimarães, que seria transferido para Lisboa e daí para Lamego onde faleceu como bispo da diocese.

Em virtude de nesse dia 20 os bispos da diocese se encontrarem em Fátima, para a assembleia da Páscoa, celebrará a Eucaristia na Sé, às 18h00, o Vigário Geral da Diocese, Dr. António de Castro Fontes.

 

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS