As paróquias da diocese pertenciam até então à Arquidiocese de Braga (a maioria delas, desde Vila Real a Chaves, Valpaços e Montalegre), à de Bragança (as do antigo concelho de Monforte de Rio Livre, hoje integradas em Chaves e Valpaços), e as restantes da diocese de Lamego (Sabrosa, Murça, Alijó, Régua, Santa Marta e Mesão Frio).
A diocese de Vila Real teve até hoje quatro bispos: D. João Evangelista, que seria transferido para Aveiro, D. António Valente da Fonseca, sepultado no cemitério de Santa Iria, D. António Cardoso Cunha, também sepultado no mesmo cemitério, e D. Joaquim Gonçalves, actual bispo diocesano desde 1991. Já está nomeado o bispo coadjutor D. Amândio José Tomás. Com D. António Valente trabalhou alguns anos como seu Auxiliar D. António de Castro Xavier Monteiro, natural de Guimarães, que seria transferido para Lisboa e daí para Lamego onde faleceu como bispo da diocese.
Em virtude de nesse dia 20 os bispos da diocese se encontrarem em Fátima, para a assembleia da Páscoa, celebrará a Eucaristia na Sé, às 18h00, o Vigário Geral da Diocese, Dr. António de Castro Fontes.