Nesta prova que teve a participação recorde de 100 participantes, o grande destaque vai para António Rodrigues/Jorge Carvalho. O piloto de Murça voltou a “abrir o livro” e mostrou toda a sua “raça”, fazendo uma exibição notável com o Citroen Saxo 16V, rodando desde o 1º troço na terceira posição, acompanhando de muito perto os primos Peres, até à altura em que se viu confrontado com um problema no apoio da caixa de velocidades. Com isto foi obrigado fazer o último troço da manhã, com todas as precauções e com andamento abaixo das suas possibilidades para conseguir levar o carro até à assistência e assim procederem à reparação da avaria.
Mais uma vez, a SFR Motorsport fez um trabalho exemplar em tempo recorde, colocando novamente o carro nas devidas condições, para permitir ao jovem piloto de Murça atacar na etapa da tarde e, assim, poder recuperar o tempo perdido. Com os troços completamente secos e demasiado rápidos (todos com médias superioras a 100 km/h) nitidamente mais favoráveis aos carros 4×4 de maior potência, tornou impossível essa tarefa, apesar do ritmo “diabólico” imposto pela jovem equipa, como o demonstra o 2º tempo na 6ª PEC, mas não foi suficiente para recuperarem o 3º ou mesmo o 2º lugar.
Com esta classificação, António Rodrigues/Jorge Carvalho reforçam a sua liderança quer no Campeonato absoluto, agora com 12 pontos de vantagem para o 2º classificado, quer no Campeonato da Categoria 1 (2 rodas motrizes), perfilando-se como um sério candidato à conquista dos dois títulos nacionais.
“O quinto lugar na geral e o 1º das duas rodas motrizes foi um bom resultado face à forte concorrência, mas saímos deste rali com a sensação de que poderíamos ter terminado melhor classificados não fosse um problema mecânico a atrasar-nos. Nos dois primeiros troços, estávamos em 3º da geral atrás dos primos Peres e é no decorrer do 2º troço que o apoio da caixa de velocidades partiu. Isso limitou muito o nosso andamento no troço seguinte, tivemos que ter muitas precauções para não desistirmos, tivemos que prender a caixa através de uma cinta e segurá-la ao chassi fazendo assim o último troço da manhã, o que nos fez perder largo segundos e cairmos na classificação para a 5ª posição. Da parte da tarde, já com os troços secos, imprimimos um ritmo forte, mas sabíamos que era muito difícil recuperáramos os segundos perdidos da parte da manhã. O importante é que conseguimos reforçar a nossa liderança no Campeonato.
O meu maior receio, é não conseguir os apoios necessários em falta para poder defender esta honrosa classificação e poder assim dar uma grande alegria aos transmontanos, com a obtenção dos dois títulos Nacionais em disputa e estão ao nosso alcance. A nossa prioridade, agora, é prepararmos bem a próxima prova que é o rali Rota de Medronho, dia 12 e 13 de Março”, referiu António Rodrigues.
Pilotos de Vila Real
com pouca sorte
Vila Real esteve representada com três equipas, Alberto Cabral/Fernando Vaz, em Mitsubischi EVO VII, André Martins/Ricardo Torres, em Citroen Saxo 16v, e Ivan Carquejo/Valter Cardoso, em Peugeot 206 Gti, participante no Desafio MODELSTAND.
Autor de uma prova de muito bom nível, tendo em atenção a sua pouca experiência em ralis e mesmo do conhecimento do carro, Alberto Cabral estava a exceder as melhores expectativas ao ocupar a partir do 2º troço a 6ª posição da geral, lugar que decerto alcançaria no final, não fora a quebra de uma transmissão do seu Mitsubischi no penúltimo troço, quando faltava cerca de 500 metros para o seu final, obrigando à desistência e privando a equipa de alcançar uma meritória classificação.
André Martins teve melhor sorte e fez uma prova inteligente, sabendo poupar o carro e livrar-se de qualquer percalço, classificou-se no 15º lugar da geral e em 8º da Categoria 1.
Pior sorte teve Ivan Carquejo, fazendo a sua estreia no competitivo Desafio MODELSTAND, não conseguiu evitar um acidente logo no 1º troço do rali, quando decorridos poucos quilómetros, possivelmente “vítima” do estado do piso bastante húmido e escorregadio. Felizmente, a equipa não teve danos físicos.
Classificação final:
Rali de Barcelos
1º Pedro Peres / Tiago Ferreira – Mitsubishi Lancer Evo VII 38m07,1
2º Renato Pita / Marco Macedo – Mitsubishi Lancer Evo VI a 57,1s
3º Daniel Nunes / Carlos Ramiro – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m05,8s
4º Fernando Peres / J. Pedro Silva – Ford Escort Cosworth a 1m13,0s
5º António Rodrigues / Jorge Carvalho – Citroen Saxo a 1m19,8s 1º da Categoria 1)
……..15º André Martins/Ricardo Torres – Citroen Saxo 16v a 4m16,5