Terça-feira, 11 de Maio de 2021

Aprovada a redução do IVA no termo fixo da eletricidade e gás natural

A redução do IVA no sector elétrico tem sido um tema que tem estado a ser debatido pelo Governo, numa altura em que Portugal é o país onde se paga mais pela conta da energia.

De facto, a redução do IVA já aprovada pelo Estado, e iniciada a dia 1 de julho, apenas abrangerá o termo fixo da potência contratada, isto é, aquilo que mensalmente se paga sendo um valor fixo.  Mais se informa que todos os consumidores de eletricidade e gás natural, terão de ter acesso directo à redução do IVA na eletricidade e no gás natural, sendo indiferente a companhia elétrica com quem têm contrato de energia eléctrica.

No entanto, a decisão tem causado alguma polémica, já que esta redução não abrange todos os consumidores, incluindo apenas aqueles que têm contratadas as potências até 3,45KhW, no caso da eletricidade, e para o escalão 1, no caso do gás natural.

As companhias elétricas e de gás, deverão aplicar esta redução de forma automática, e por sua vez os consumidores poderão confirmar se o novo IVA já faz parte da fatura da energia ou não.  Falta agora saber para quando será a descida do IVA no consumo efetivo de energia.

Ainda relativamente aos descontos e apoios sociais, os consumidores poderão informar-se sobre a tarifa social de eletricidade e gás natural. Os beneficiários têm direito a 33,8% na eletricidade e no gás natural de 31,2% acumulável com a redução do IVA e ainda a redução ou isenção da taxa audiovisual.

Para mais informações sobre apoios sociais clique em:

https://lojaluz.com/faq/reducao-iva-energia

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.