Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Aprovada moção contra a prospeção de lítio no concelho

Município já tinha manifestado uma posição desfavorável à prospeção de lítio por trazer consequências “devastadoras para a população e para o ambiente”

Em reunião de câmara, foi aprovada “por unanimidade” uma moção contra a inclusão do território do concelho de Mondim de Basto no programa de prospeção e pesquisa de lítio.

Em comunicado, a autarquia explica que esta moção “resulta da publicação no dia 2 de fevereiro de 2022, pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), da Decisão Ambiental, relativamente à conclusão do procedimento de Avaliação Ambiental das áreas potenciais para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio, que conclui a proposta de concessão de 144,2 quilómetros quadrados na área de ‘Seixoso – Vieiros’, incluindo-se território do concelho de Mondim de Basto”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.