Sábado, 16 de Outubro de 2021

Aprovado lançamento do concurso para a construção das Piscinas do Calvário

Apresentadas pela primeira vez em 2007, na altura como parte integrante de um trio de projectos que iria “revolucionar” a área do desporto e lazer, as Piscinas Cobertas do Calvário deram o passo definitivo para a sua concretização, com a aprovação do lançamento do concurso para a sua construção. De recordar que a infra-estrutura, que representará o fim do mítico Campo do Calvário, faz agora parte do “Programa Articular”.

-PUB-

Foi aprovado em reunião do executivo municipal de Vila Real o lançamento do concurso para a construção das Piscinas do Calvário, uma obra que poderá ter início ainda este ano.

Até à hora de fecho desta edição não foi possível obter mais informações junto à Câmara Municipal, no entanto, vários vereadores confirmaram a aprovação do projecto e do lançamento do concurso, embora não tenham avançado datas.

Os vereadores da oposição aprovaram o projecto, no entanto Rui Santos, vereador do Partido Socialista na autarquia vila-realense, confirmou que os mesmos manifestaram o seu desacordo com a localização. “Concordamos com o projecto, não concordamos com o local escolhido”, explicou o mesmo responsável político defendendo a manutenção do Campo de Futebol do Calvário, estrutura que vai desaparecer com a construção das piscinas.

Também a população já levantou a voz contra o projecto, sendo de recordar que circulou mesmo em Vila Real um abaixo-assinado contra a transformação do Campo nas piscinas municipais cobertas.

Tanto quando conseguimos apurar na altura, o documento, lançado em Abril do ano passado, terá sido elaborado por um ex-atleta do Sport Clube de Vila Real, clube que há 30 anos utiliza aquela infra-estrutura desportiva para a formação das suas camadas jovens.

Com a concretização do projecto, as actividades que decorrem no campo localizado no centro da cidade (junto ao Pioledo) passarão para o Complexo do Monte da Forca, para onde está prevista a criação de mais dois campos sintéticos que passarão assim a acolher os treinos das camadas jovens do clube alvinegro

De recordar que, inicialmente, as piscinas faziam parte de um conjunto de projectos que, apresentado em 2007, prometiam “revolucionar” a área do desporto e do lazer, e que incluía ainda a construção do Complexo do Seixo (cuja obra do Pavilhão Desportivo está agora na fase de conclusão) e do Complexo do Monte da Forca, num investimento total que ascendia aos 17 milhões de euros.

Quase cinco anos depois de apresentado pela primeira vez, o projecto faz agora parte do “Articular”, um programa que engloba um conjunto de novas infra-estruturas e serviços que totalizarão um orçamento de cerca de 10 milhões de euros.

Assinado pelo arquitecto Belém Lima, o projecto previsto para o Campo do Calvário contempla a construção de uma piscina coberta (com dois tanques, um de aprendizagem e outro com as condições necessárias para receber provas nacionais e internacionais de várias modalidades aquáticas), um jardim e um parque de estacionamento subterrâneo, com 75 lugares de estacionamento, por piso”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.