Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Armadilhas “é o método mais eficaz” para combater vespa velutina

A Câmara Municipal e a Apicave – Associação de Apicultores do Cávado e Ave - desenvolveram uma ação de sensibilização junto dos apicultores do concelho, onde foi abordada a temática do combate à vespa velutina.

“A vespa velutina – o papel do apicultor no seu controlo e na redução do seu impacto” serviu de mote a uma análise profunda sobre o surgimento e a proliferação desta vespa no território português, do seu impacto no setor apícola, em particular e no ambiente, em geral.

Encontrar soluções e definir estratégias de atuação é o objetivo de todas as entidades que têm responsabilidade na gestão do território, das florestas e dos recursos naturais.

Apesar de já não ser uma novidade, a captura das vespas fundadoras, com recurso a armadilhas, “continua a ser o método mais eficaz e económico para controlar a propagação desta espécie”.

Por isso, os serviços municipais de Proteção Civil, em articulação com a CIM do Ave, promoveram a entrega de armadilhas aos apicultores e aos representantes das unidades de gestão das florestas presentes.

Cobrir o território com uma rede de armadilhas bem distribuída é, no entender dos especialistas, “o caminho a seguir no combate à vespa velutina”.

A autarquia encontra-se “disponível e empenhada” em travar a proliferação desta espécie e a salvaguardar a atividade apícola, que tanta representatividade tem no concelho de Mondim de Basto.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.