Cumprindo essa tradição bicentenária, no dia 12 de agosto, mais uma vez fez deslocar a Sanfins do Douro milhares de visitantes que não viram, de modo algum, defraudadas as suas espectativas. Pela manhã, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a Arrematação do Andor, foi, como de costume, arduamente disputada pelos dois grupos em confronto, acabando o Grupo Velho por levar a melhor e por uma verba recorde – quarenta e cinco mil euros.
A tarde, mais uma vez, a Procissão de Gala deliciou os milhares de pessoas que, distribuídas ao longo do trajeto, a ela assistiram com religioso respeito, extasiadas com a beleza dos andores, nomeadamente o da Senhora da Piedade e a beleza cromática dos quadros bíblicos, ao som dos acordes das três bandas de música presentes: Sabrosa, Trofa e Revelhe de Fafe.
A noite inesperadamente fria e a extemporânea concorrência de um evento exogenamente realizado na sede do concelho que contou, ainda, com apoios endógenos não foram razões suficientes para afastarem um grande número de apreciadores de música clássica do concerto oferecidos pelas bandas da Trofa e de Revelhe e da sempre espetacular sessão de fogo-de-artifício, já para além da meia-noite.




