Quarta-feira, 18 de Maio de 2022

Assembleia Municipal de Lamego detém a maior delegação a nível nacional

A Assembleia Municipal de Lamego está representada no congresso com a maior delegação a nível nacional, contado a ANAM já com 180 associados.

As mensagens principais que se destacaram no 3º Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) foram, o processo de descentralização e regionalização, assim como a governação multinível. Sendo concretizado no sábado passado, na Covilhã, onde foram eleitos os novos órgãos nacionais e admitida a moção de estratégia global.

Segundo o Presidente da Assembleia Municipal de Lamego, Ricardo Morgado, “é inegável que a Assembleia Municipal desempenha funções muito relevantes para o poder local, nos domínios da discussão, da deliberação, do acompanhamento da execução e da fiscalização. Mas não é menos inegável que as Assembleias Municipais precisam de ter mais visibilidade e notoriedade, pois ainda são consideradas um órgão menor do poder local, porventura dispensável por uma parte muito expressiva dos cidadãos. Trata-se de uma situação que urge corrigir, pois não condiz com uma democracia local forte”.

A governação multinível compõe um dos grandes desafios da democracia, para a ANAM. De acordo, novamente, com Ricardo Morgado, “a valorização da assembleia municipal é um domínio que importa explorar e para o qual a criação e a atividade da ANAM têm contribuído de forma decisiva. O fomento de uma prática regular da democracia pelos cidadãos deve ser uma preocupação de todos, até porque as más políticas são aprovadas pelas boas pessoas que não votam.”

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.