Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021

Assembleia ordinária do Conselho de Presbíteros Como responder melhor aos desafios desta hora?

Foi esta a questão fundamental que ocupou a assembleia dos sacerdotes que compõem aquela estrutura de governo diocesano, a qual esteve reunida na segunda-feira na Casa do Clero.

-PUB-

Os trabalhos começaram às dez horas com a oração de Laudes. Lida a acta da assembleia de Abril, reflectiu-se sobre a mensagem deixada pelo Santo Padre em Portugal. Os conselheiros fixaram-se no apelo do Papa à urgência de introduzir o «estilo catecumenal» no trabalho de Catequese, no Crisma e nos outros sacramentos. Reconheceu-se que, frequentemente, se tenta a transmissão da fé unicamente pelo «acto intelectual», as noções, fazendo depois um apelo a que as crianças e jovens cumpram, «façam determinadas acções». Nesta didáctica faltam as outras duas componentes do estilo catecumenal: a aprendizagem da «relação interior» com Deus pela oração pessoal e comunitária e o «compromisso de acções concretas», isto é, além da aquisição das

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.