Sábado, 16 de Outubro de 2021

Assumir as dores e as esperanças da Sociedade

1 A Quaresma, como tempo de preparação para a Páscoa, decorre neste ano do dia 9 de Março ao dia 21 de Abril, seguindo-se o tríduo pascal e a Páscoa no dia 24.

-PUB-

Falar da Quaresma parece hoje desnecessário, tão grandes são as privações e os sofrimentos com que andamos esmagados. Todavia, os sofrimentos não constituem por si mesmos exercícios quaresmais, nem a Quaresma é propriamente uma soma de martírios. Aqueles sofrimentos são sintomas de que algo vai mal na sociedade, e o cristão deve fazer suas as alegrias e as esperanças do mundo em que vive (GS 1). A Quaresma é esse tempo longo de reflexão e de exercícios espirituais que educam a fé recebida no Baptismo e reconduzem ao amor de Deus e aos outros, numa gradual conversão de cada um e da vida em sociedade.

2 A sociedade vem a tentar organizar-se sem valores éticos e

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.