Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
No menu items!

Autarcas denunciam “péssimo funcionamento” do Hospital de Chaves

Os presidentes de câmara dos municípios do Alto Tâmega manifestaram publicamente, no dia 16, “muita preocupação com o péssimo funcionamento do Hospital de Chaves”, unidade integrada no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Alegando que o hospital flaviense “não vem dando a resposta necessária às carências dos cidadãos”, os autarcas solicitaram uma reunião urgente com a ministra da Saúde, Ana Jorge.

-PUB-

Até à hora de fecho desta edição, a Associação de Municípios Alto Tâmega ainda não tinha uma resposta ao pedido, como confirmou, ao Nosso Jornal, João Batista, presidente da Câmara Municipal de Chaves e dirigente da associação que representa ainda os concelhos de Boticas, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca.

“Em sintonia com as populações e perante a crescente insatisfação dos seus munícipes com a situação vivida naquela unidade hospitalar, que se tem vindo a degradar, com tendência a deteriorar- -se ainda mais”, os autarcas querem debater com a ministra “os problemas existentes e as possíveis soluções a encontrar”.

De uma forma resumida, o autarca flaviense explicou que o descontentamento das populações prende-se com “um atendimento menos eficaz e menos capaz”. “Todos os dias ouvimos relatos de pessoas insatisfeitas com o serviço”, garantiu João Batista.

O mesmo responsável político recordou que a situação tem vindo a piorar desde a integração da Unidade Hospitalar no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e lamenta o facto desta estar a sair “gravemente prejudicada com a concentração de serviços em Vila Real”.

“Cada unidade tem o seu valor e é importante que este seja potenciado através de uma distribuição equitativa dos recursos financeiros e humanos”, defendeu.

De recordar que no ano passado o Conselho de Administração do CHTMAD anunciou que, num espaço temporal de três anos, estão previstos investimentos na ordem dos 100 milhões de euros divididos pelas quatro unidades hospitalares que constituem o centro hospitalar (Vila Real, Peso da Régua, Chaves e Lamego).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS