Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
No menu items!

Autarquia apoia o combate ao cancro do castanheiro

O Município de Bragança vai apoiar com cerca de 18 mil euros o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) no sentido de realizar um estudo de caraterização da população do agente patogénico do cancro do castanheiro no concelho de Bragança e a determinação da composição mais adequada do bioproduto a aplicar no combate à doença em cada local.

-PUB-

Consciente da importância que a exportação da castanha representa para a região, sobretudo para a economia familiar, sendo a responsável pelo maior volume de exportações do nordeste transmontano, estando esse contributo avaliado em cerca de 100 milhões de euros, o Município de Bragança visa, assim, combater o cancro do castanheiro, por considerar que se trata de uma ameaça à produção da castanha, já que ainda não existem fungicidas com capacidade para controlar a doença e os meios de luta culturais baseados na remoção e queima dos tecidos doentes não têm travado o avanço e dispersão da doença.

Assim sendo, foi aprovado na reunião de câmara um protocolo de colaboração entre o Município de Bragança e o

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS