Domingo, 17 de Outubro de 2021
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Autarquia está a demolir três habitações e mais duas estão na calha

Ainda não há uma previsão sobre o regresso à normalidade do trânsito na ponte metálica e nas artérias do Bairro dos Ferreiros, que foi alterado no início do mês como medida de segurança no âmbito dos trabalhos de demolição de uma habitação. No total, deverão ser demolidos três prédios devolutos, sendo que outros dois esperam pela iniciativa dos seus proprietários, já notificados para o efeito

-PUB-

Num total serão cinco as habitações do Bairro dos Ferreiros que, por apresentarem estado avançado de degradação e mesmo eminência de ruir, vão ser demolidas, confirmou, ao Nosso Jornal, Miguel Esteves, vereador da Câmara Municipal de Vila Real, responsável pelo pelouro do Urbanismo.

Desde o início do mês que o trânsito naquele bairro do centro da cidade, bem como na ponte metálica, que liga a Avenida 1º de Maio à zona da estação de caminhos-de-ferro, está condicionado devido aos trabalhos de demolição de três imóveis.

Segundo o vereador, para já, está a ser demolido o prédio que estava em maior risco de desabamento, seguindo-se de imediato o desmantelamento do prédio vizinho. “O que se encontrava em risco mais eminente foi aquele que a autarquia acabou por comprar”, para proceder de imediato à sua demolição, explicou Miguel Esteves.

Neste processo, a Câmara Municipal será ainda responsável pela demolição de uma terceira habitação, sendo de sublinhar que mais dois proprietários já foram notificados a proceder a demolição dos seus imóveis.

“Ainda não há uma data em concreto” para que a circulação automóvel regresse ao normal, sendo de recordar que, devido às obras, “na rua Miguel Bombarda (Ponte Metálica), só é possível circular no sentido Poente/Nascente (do cruzamento da Areias para a Estação)”. “A rua de Santa Marta tem o seu sentido de trânsito invertido (passando a ser permitido circular apenas no sentido ascendente e virar à esquerda na intersecção com a rua Miguel Bombarda), na rua da Guia, entre o cruzamento com a rua Dr. Otílio de Figueiredo e a Ponte Santa Margarida, bem como, na rua do Corgo, é possível circular nos dois sentidos, estando limitado a residentes o trânsito na rua Sargento Pelotas.

Relativamente ao projecto municipal de recuperação do Bairro dos Ferreiros, o vereador explica que alguns “prédios foram já adquiridos” pela autarquia e garante que a intervenção irá avançar “assim que possível”.

Recordando informações veiculadas por uma fonte do município ao Nosso Jornal em 2009, a Câmara Municipal de Vila Real pretende investir 1,7 milhões de euros na reabilitação de 15 edifícios devolutos do Bairro dos Ferreiros, uma intervenção que vai permitir a criação de 19 focos de habitação social.

Segundo o projecto da autarquia, para dar uma nova vida ao Bairro dos Ferreiros, as casas reconstruídas deverão ser alugadas a famílias carenciadas, um processo que permitiria ainda dar resposta às necessidades ao nível do aumento dos pedidos para habitação social.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.