O programa “Lamego Ajuda” volta a garantir apoio social de emergência com a entrada em vigor do novo confinamento geral, dirigindo-se principalmente a pessoas mais vulneráveis, em particular a população idosa, ou em situação de isolamento social e sem retaguarda familiar.
Segundo a autarquia liderada por Ângelo Moura, até ao momento, este projeto municipal “já prestou, gratuitamente, apoio social a mais de 260 famílias. As equipas profissionais asseguram a aquisição e a entrega ao domicílio de bens alimentares de primeira necessidade e de medicação”.
Em comunicado, o município sublinha que o programa “não substitui outras equipas multidisciplinares que intervêm neste território, nem o apoio concedido por instituições de solidariedade social (IPSS´s), no âmbito da realização de apoio alimentar e de outras valências domiciliárias”.
Através de um protocolo de colaboração com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e como medida complementar, a autarquia efetua entregas domiciliárias de medicação hospitalar a residentes no concelho.
Os munícipes que necessitarem do apoio devem contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do telefone 254 095 000 ou do e-mail lamego.ajuda@cm-lamego.pt, fazendo a sua identificação. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.