Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
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Autarquia implementa primeira “zona 30” da cidade

Em Novembro do ano passado, Lisboa criou a primeira “Zona 30” do país, hoje são cerca de duas dezenas as cidades que já adoptaram o conceito, entre quais Vila Real, que vai limitar a velocidade na zona envolvente da Praça da Nossa Senhora da Conceição. Um estudo de um grupo de alunos da Escola Camilo Castelo Branco demonstra que “a grande maioria” dos automobilistas vila-realenses não cumpre sequer o limite actual de velocidade.

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Alargamento de passeios, introdução de passadeiras elevadas e estreitamento das vias em determinados pontos, são alguns dos elementos dissuasores utilizados nas chamadas “Zonas 30”, um conceito adoptado por várias cidades portuguesas e que está prestes a ser implementado em Vila Real.

Miguel Esteves, vereador da Câmara Municipal de Vila Real responsável pelo pelouro do trânsito, confirmou, ao Nosso Jornal, que a implementação de uma “Zona 30” na envolvente da Praça da Nossa Senhora da Conceição foi já aprovada na reunião do executivo municipal, no dia 28.

“Já tínhamos a proposta para apresentar em reunião de Câmara quando recebemos um pedido de um grupo de moradores daquela zona para a criação de mais lombas que limitassem a velocidade dos condutores”, lembrou o mesmo responsável político, sublinhando assim a premência da decisão agora tomada. No entanto, e segundo Miguel Esteves, embora funcionem enquanto elemento dissuasor, as lombas também têm implicações negativas sobre as viaturas e não seriam a melhor solução para aquela área da cidade, agora limitada aos 30 quilómetros/hora.

“Neste período de Primavera/Verão aquela zona é muito frequentada pela população quer de dia, quer de noite. Passar por ali a velocidades exageradas, por vezes muito exageradas, pode representar perigo para a vida de crianças e adultos”, considerou o vereador, adiantando que, “paulatinamente”, o conceito irá chegar a outras bairros residenciais ou zonas de grande afluência da população.

A autarquia tem em curso outros projectos no âmbito da segurança dos peões, nomeadamente a introdução de “elementos que chamam a atenção para passadeiras”. “Dentro das nossas possibilidades vamos, gradualmente, levando a cabo várias acções” para garantir uma circulação mais segura para peões e condutores, garantiu Miguel Esteves.

Adoptada, primeiro, por Lisboa, em Novembro do ano passado, o conceito “Zona 30”, criado com o objectivo de diminuir o tráfego e de reduzir o número de atropelamentos nas cidades, já existe em mais de duas dezenas de cidades portuguesas.

No que diz respeito a Vila Real, Miguel Esteves anunciou as medidas à margem da apresentação de um projecto elaborado por um conjunto de estudantes da Escola Camilo Castelo Branco, no âmbito de um concurso lançado pela autarquia com o tema “Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável”.

Pensado por Diana Barros, Florbela Moreira, Inês Rodrigues e Rita Afonso, o projecto analisou as velocidades praticadas em meio urbano e avaliou os potenciais impactos ao nível da sinistralidade com peões.

Segundo as alunas, que estudaram 18 passadeiras da cidade, “a grande maioria dos automobilistas circulam a velocidades superiores aos 50 quilómetros por hora” previstos na lei.

Desde o início do ano, e até ao final de Julho, o distrito de Vila Real registou 27 atropelamentos, contabilizou ao fonte da Autoridade Nacional para Segurança Rodoviária, sendo ainda de sublinhar que em 2009 as estradas do distrito foram palco 620 acidentes com vítimas, dos quais há a lamentar 14 mortes e 52 feridos graves.

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