Quarta-feira, 6 de Julho de 2022

Autarquia toma medidas no combate à vespa-das-galhas do castanheiro

A luta biológica para o combate à vespa-das-galhas do castanheiro já iniciada no ano passado pela Câmara de Mesão Frio, através do Gabinete Técnico Florestal, volta a ser levada a efeito.

Desta vez, foram realizadas duas largadas na freguesia de Vila Marim, mais concretamente no lugar de Donsumil, local com maior produção de castanha no concelho, para evitar prejuízos na sua produção.

Com as largadas do parasitóide Torymus Sinensis realizadas no ano transato, a dispersão desta praga tem vindo a verificar-se, o que era expectável, atendendo à facilidade com que os insetos se reproduzem e instalam, às taxas de infestação constatadas e, por outro lado, à necessidade de reforçar o combate implementado, introduzindo novamente o parasitoide nesta primavera.

A aquisição do parasitóide deve-se a um protocolo instituído com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e a autarquia. Cada largada consiste pelo menos, num conjunto de 120

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.