Sexta-feira, 7 de Maio de 2021

Automóvel: Vendas de carros novos em queda pelo oitavo mês consecutivo

O comércio automóvel apresenta-se como um dos principais setores do tecido empresarial da região de Trás-os-Montes. Das 500 empresas, 24 dedicam-se à comercialização de veículos novos e usados, e no total representam mais de 250 ME para a economia trasmontana. 

O mesmo acontece na economia nacional, onde o setor automóvel tem um peso considerável, uma vez que representa cerca de 20% das receitas fiscais do Estado. 

MERCADO EM QUEDA PELO OITAVO MÊS CONSECUTIVO 

No mês de setembro foram matriculados, pelos representantes legais de marca a operar em Portugal, 18 036 veículos automóveis, mais 8,9% que no período homólogo de 2018. Contudo, é necessário prestar alguma atenção a essa comparação, uma vez que nesse mês do ano anterior entrou em vigor o novo protocolo de homologação de consumos e emissões, que causou perturbações no mercado. 

Nos primeiros nove meses deste ano foram colocados em circulação 206 550 novos veículos, o que representou uma diminuição de 3,9% face ao mesmo período do ano anterior. Assim, o mercado acumulado continua em queda pelo oitavo mês consecutivo. 

No caso dos ligeiros de passageiros, em setembro passado foram matriculados, no país, 14 558

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.