O Quinta da Pacheca Premium foi a escolha do júri para melhor azeite na categoria ‘Região Demarcada do Douro’ no III Concurso de Azeites de Trás-os-Montes e Alto Douro. O trabalho desenvolvido pela equipa do produtor duriense foi ainda distinguida, entre 77 azeites a concurso, com a primeira Medalha de Ouro na categoria ‘Frutado Maduro’, depois de nas edições anteriores ter sido galardoada com a Medalha de Prata.
Para o diretor de produção da Quinta da Pacheca, Hugo Fonseca, as distinções agora recebidas refletem “o excelente aproveitamento que tem sido feito de um terroir muito próprio no Douro, onde o inverno rigoroso, combinado com um verão muito quente, contribuem para a produção de uma azeitona de qualidade superior”.
Nas notas de prova deste Azeite Premium Quinta da Pacheca destaca-se a presença dos aromas típicos do Douro, onde sobressaem notas de rosmaninho, amêndoa e cacau, assim como um volume de boca, persistência com um ligeiro picante. Pode ser encontrado nas melhores garrafeiras e lojas gourmet do País, estando também muito direcionado para a exportação, designadamente em países como França, Dinamarca, Bélgica, República Checa ou China.
Com menos de uma década de produção, a Quinta da Pacheca tem apostado na plantação de dezenas de oliveiras, ao mesmo tempo que promoveu a recuperação de inúmeras árvores espalhadas pela propriedade, numa aposta que vem sendo coroada de êxito como os prémios agora recebidos confirmam.