Vila RealBaladi rejeita transferência dos baldios para as autarquias

Baladi rejeita transferência dos baldios para as autarquias

Em breve, e pela 18ª vez nos últimos anos, a Lei dos Baldios vai voltar “à baila” na Assembleia da República, altura em que se deverá debater a possibilidade, proposta por várias Comunidades Intermunicipais, inclusive a de Trás-os-Montes, de transferir a administração dos territórios comunitários para as juntas de freguesia. Considerando a medida como “inconstitucional”, a Federação que representa os Baldios garante que “tudo vai fazer para impedir essa alteração da lei”.

“Não reconhecemos legitimidade às Comunidades Intermunicipais (CIM) para estas virem propor qualquer alteração à lei”, revelou Armando Carvalho, presidente da Federação Nacional de Baldios (BALADI), no dia 29, aquando de uma conferência de imprensa onde foram expostos os receios da “tentativa” de passar a administração dos terrenos baldios para as competências das juntas de freguesia.

Segundo o mesmo responsável, nos últimos tempos têm vindo a público tomadas de posição das CIM de Trás-os-Montes, Alto Minho e Aveiro no sentido de alterar a lei de baldios de forma a espoliar os direitos dos Conselhos de Compartes.

Se a ideia, para já, é passar a administração para as juntas, o próximo passo poderá permitir às autarquias a livre gestão

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO