Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

Baldios “unidos” para gerir 15 mil hectares de área florestal

“É um protocolo que vai marcar um ponto de viragem na gestão dos baldios e assinala uma nova era de cooperação estratégica”. É desta forma que o presidente da Capolib, Albano Álvares, classifica a constituição do Agrupamento de Baldios de Boticas, que abrange uma área de 15 mil hectares de baldios.

-PUB-

A assinatura do protocolo aconteceu na sexta-feira e agrega vários parceiros, entre os quais a Cooperativa Agrícola de Boticas (Capolib), o município de Boticas, o Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), a Associação Florestal de Portugal (Forestis) e os conselhos diretivos de baldios.

Com 20 projetos-piloto em todo o país, Albano Álvares explica que o novo Agrupamento de Baldios vai permitir mudar a “gestão técnica” das florestas sem que o Estado perca competências. “Na prática temos que fazer cadastros, o planeamento florestal, saber onde intervir, para evitar a calamidade dos incêndios que todos os anos assolam o país, alguns de forma trágica”. 

Este responsável frisou que há 14 anos foi feito um protocolo idêntico,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.