O prémio instituído pela FPB pretende relembrar uma das grandes figuras do minibasquete nacional e serve para reconhecer o trabalho colectivo dos clubes no incentivo e consolidação da prática desportiva nas primeiras etapas de formação.
O Prémio “Cremildo Pereira” foi entregue ao Basket Clube de Vila Real, que ficou colocado em primeiro lugar na categoria A do ranking das escolas de minibasquete nacionais. Na categoria B ficou classificada a Ovarense e na categoria C o Coimbrões. O prémio foi atribuído tendo em conta o trabalho de captação desenvolvido pela equipa vila-realense.
A cerimónia de entrega do galardão decorreu neste fim-de–semana em Évora, aquando da Final da Taça de Portugal Feminina e contou com a presença do presidente do Basket Clube de Vila Real, José Leonardo.
O prémio reflecte o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela colectividade vila-realense nos últimos 5 anos ao nível da formação. Um esforço agora reconhecido pela Federação Portuguesa de Basquetebol, que amplia o mérito desta tarefa, num contexto forçosamente diferente da realidade dos grandes clubes do litoral, com outras potencialidades que as regiões do interior não possuem. Mais um motivo para continuar a desenvolver, com dedicação e competência, o trabalho até aqui realizado.