Anualmente, celebramos este dia, com o objetivo de aumentar a consciencialização pública sobre as devastadoras consequências sociais, económicas e de saúde da TB e para intensificar os esforços, para erradicar a doença mundialmente.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, 10,6 milhões de pessoas adoeceram e 1,6 milhões morreram com TB em todo mundo, sendo que em Portugal foram diagnosticados 1.500 novos casos e faleceram 240 pessoas (OMS, 2022).
A TB é uma doença infeciosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, estando entre as dez principais causas de morte a nível mundial.
A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) protege principalmente as formas mais graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose disseminada.
A OMS aconselha uma vacinação seletiva, apenas a crianças menores de 6 anos de idade e que pertençam a grupos de risco para a doença, em países com baixa incidência de TB, como é o caso de Portugal.
A estratégia de vacinação foi determinada pela Norma nº 006/2016 de 2016, estando a sua administração recomendada o mais precoce possível. Deste modo, a vacinação é direcionada a crianças suscetíveis, isto é, conviventes com familiares com história de TB, oriundas de países de alta incidência, ou a viver em comunidades de alto risco.
Tendo em conta o aumento da imigração, proveniente de países com alta incidência de TB, torna-se fundamental a sensibilização dos serviços referenciadores e da comunidade em geral para a vacinação precoce, como principal eixo de combate à TB.
Apesar da OMS apresentar no seu relatório os trabalhos de novas vacinas contra a TB, a BCG continua a ser uma poderosa aliada, enquanto não houver uma nova, é a melhor vacina.
Todos devemos trabalhar com o objetivo de erradicar a TB.