Domingo, 19 de Setembro de 2021

BE preocupado com falta de enfermeiros na ACES Douro Sul

As duas enfermeiras que estavam a prestar serviço no ACES Douro Sul, cedidas pelo Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), tiveram que regressar à instituição de origem, o que, segundo o Bloco de Esquerda (BE), veio “desfalcar os cuidados de saúde primários” numa “região desfavorecida e com carências graves” na oferta de cuidados de saúde à população.

-PUB-

Em comunicado, o Núcleo de Lamego e a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do BE mostraram a sua preocupação com a saída das duas profissionais do ACES Douro Sul, revelando que esta situação “é alarmante” e está a condicionar “gravemente o acesso a cuidados de saúde primários” nesta região do país, onde é possível verificar “a falta de meios e a descoordenação de entidades públicas de saúde”. 

O BE acrescenta que esta problemática “acentua-se particularmente quando se fala, por exemplo, das populações das periferias, tendencialmente envelhecidas, vulneráveis e muitas vezes sem opções de transporte público para o Hospital de Lamego”.

A cessação da mobilidade por cedência de interesse público destas enfermeiras colocou os utentes da Unidade de Cuidados na Comunidade de Lamego sem cuidados ao domicílio, uma vez que uma delas era a única com a especialidade de reabilitação e que estava

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.