Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

“Bichos” serve de tema a Concurso Nacional de Fotografia

Quer sejam profissionais ou amadores, todos os amantes da fotografia, em Portugal, podem agora mostrar a sua visão sobre o livro “Os Bichos”, de Miguel Torga, num concurso cujos prémios pecuniários totalizam os 4500 euros.   Em colaboração com a Quercus e com o Centro Português de Fotografia, a Delegação Regional da Cultura do Norte […]

PUB

Quer sejam profissionais ou amadores, todos os amantes da fotografia, em Portugal, podem agora mostrar a sua visão sobre o livro “Os Bichos”, de Miguel Torga, num concurso cujos prémios pecuniários totalizam os 4500 euros.

 

Em colaboração com a Quercus e com o Centro Português de Fotografia, a Delegação Regional da Cultura do Norte (DRCN) lançou, no dia 16, um Concurso Nacional de Fotografia que premiará a melhor “interpretação fotográfica livre e criativa da obra de Miguel Torga”, intitulada “Bichos”.

“Queremos mostrar que a obra de Miguel Torga tem uma universalidade, não só no espaço e no tempo, como, também, no aspecto artístico”, sublinhou João Luís Sequeira, da DRCN, sublinhando a possibilidade de fazer uma interpretação da obra do escritor transmontano, em áreas como a pintura, a música, o teatro, e, neste caso, a fotografia.

Organizado no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Miguel Torga, o concurso quer transpor, para imagens, uma das obras mais emblemáticas do escritor e, ao mesmo tempo, como explicou Pedro Ginja, da Delegação de Vila Real da Quercus, “alertar para os problemas de Conservação da Natureza”.

Recordando a vasta lista de animais ameaçados, em Portugal, Pedro Ginja apelou para que as fotografias “nos mostrem esse mundo que se pretende continue, na nossa Arca de Noé”.

Duarte Carvalho, o impulsionador do concurso, junto da Delegação da Cultura, lembrou, por outro lado, que, para além do papel de alertar para as questões de Conservação da Natureza, o tema abrange todos os animais, “desde os domésticos, como os cães e os gatos, até ao bicho-homem”.

Os interessados deverão enviar os seus trabalhos (o máximo de duas fotografias, a cores, sobre papel, sem montagem e na medida única de 20 X 30cm) para a sede da DRCN, em Vila Real, até ao dia 4 de Junho, devendo constar, no verso de cada um, em letra legível, o seu nome e a morada.

Os trabalhos integrarão uma exposição fotográfica que será inaugurada, no Centro Português de Fotografia, no dia 1 de Julho, a qual entrará, depois, em itinerância, pelos concelhos da região transmontana e alto-duriense.

As comemorações do centenário do nascimento de Miguel Torga decorrerão ao longo de todo o ano, sendo de realçar o início, já no próximo dia 3, da iniciativa “Contadores de Histórias” que levará as obras do poeta sabrosense a vários concelhos da região, entre muitos outros eventos que englobam, ainda, concertos, recitais, passeios, exposições, seminários, debates e edição de livros.

Durante a apresentação oficial do programa comemorativa, a DRCN destacou a apresentação da peça de teatro “Diário (I-XVI)” (um espectáculo que, com direcção de João Pedro Vaz, tem estreia marcada para o dia 27 de Março, no Teatro de Vila Real), a realização de mais uma edição do Salão Luso- -Galaico de Caricatura (desta feita sobre a temática de Miguel Torga) e a emissão de um selo comemorativo, pelos CTT.

 

Maria Meireles

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.