Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Bispos de Bragança-Miranda em exposição

É uma exposição única, resultante de uma compilação de obras dos acervos do Paço Episcopal da Diocese, da antiga Sé e do Museu do Abade de Baçal, pela primeira vez apresentada ao público. “Pastores de um Povo”, comissariada pelo Bispo D. José Cordeiro, abriu no dia 17, no Museu de Arte Sacra, depois da celebração do crisma em Macedo de Cavaleiros.

-PUB-

Apresenta-se uma extraordinária coleção com mais de 20 retratos, a óleo, de vários Bispos da Diocese de Bragança-Miranda, e uma grande coleção de ourivesaria sacra, onde não faltam as joias do Bispado. Estão patentes peças do espólio dos Bispos, a Arca dos Santos Óleos, o Leito Brasonado, a Liteira Armoriada e um Faldistório. Registo também para a apresentação da Cátedra, uma vasta coleção de paramentos, de porcelanas e cristais, bem como objetos pessoais, do quotidiano dos bispos, expostos pela primeira vez.

“Pastores de um Povo” surge de um trabalho conjunto da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Museu do Abade de Baçal, em Bragança, e Diocese de Bragança-Miranda, e estará patente no Museu de Arte Sacra até ao dia 17 de setembro.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.