Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022
©MF

Bombeiros da Cruz Verde precisam de ajuda para adquirir ambulância

A associação humanitária dos bombeiros da Cruz Verde tem em marcha uma campanha de angariação de fundos para comprar uma ambulância de socorro, vocacionada para a emergência, que pode funcionar como reforço ao INEM.

-PUB-

Joaquim Sabino, presidente da associação humanitária, revelou à VTM que “é uma necessidade” para a atividade operacional. “É uma ambulância que é muitas vezes é utilizada para o transporte de doentes entre o hospital de Vila Real e do Porto”, uma vez que Vila Real “não há resposta” para tratar algumas patologias e esta ambulância tem equipamentos que permite estabilizar o doente.

Acrescentou que, neste tipo de ambulância, o doente “pode ser acompanhado por um médico ou enfermeiro, que tem um espaço sanitário muito completo e que permite transportar esses doentes em condições de segurança e que pode até salvar vidas”.

Apesar de ainda não ter angariado o valor total, que ronda os 60 mil euros, a ambulância será batizada a 1 de janeiro, no dia de aniversário da associação humanitária, confirmou Joaquim Sabino. “Já conseguimos cerca de 40 mil euros, entre donativos de empresas e de particulares. Continuamos a precisar que nos ajudem, mas não poderíamos esperar mais tempo pela ambulância, que faz muita falta à atividade da corporação. Tínhamos uma semelhante, que tínhamos reconvertido, mas no ano passado, num transporte para o Porto, logo a seguir ao túnel do Marão avariou e não houve arranjo possível”.

A nova ambulância apadrinhada pela “D. Amélia, que faz parte do grupo coral da associação humanitária e ficamos muito felizes que tenha aceitado o convite da direção”.

UGT VILA REAL OFERECE DONATIVO

Uma das instituições que ofereceu um donativo foi a UGT de Vila Real, com o objetivo de “sensibilizar” outros a fazer o mesmo. “No início do mandato (2018), definimos uma nova missão social, porque era pertinente que a UGT estar presente na nossa comunidade. É também uma forma de sensibilizarmos outras instituições e mobilizarmos todos os sindicatos, afetos à UGT, para que perceberem que toda a nossa atividade tem por base as pessoas. Esta forma de interagirmos com a comunidade é muito importante, em que queremos deixar um reconhecimento público a todos os bombeiros portugueses”, sublinhou Nataniel Araújo, presidente da UGT de Vila Real.

Como forma de agradecer às corporações de bombeiros que “muito têm dado e pouco têm recebido”, a UGT de Vila Real associou-se ao pedido dos Bombeiros da Cruz Verde para a aquisição de uma ambulância e fizemos um donativo de mil euros”, acrescentou Nataniel Araújo, frisando que a nova ambulância estará ao serviço da comunidade, sendo esta uma forma de “agradecimento público por todo esforço e trabalho que a corporação de bombeiros tem feito no nosso concelho”.

Por último, o mesmo responsável sublinhou que os bombeiros “têm sido incansáveis e um braço armado na segurança dos munícipes de Vila Real, mas também de todo um país, que sem eles não poderia suplantar com mais facilidade esta pandemia”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.