A constituição desta nova EIP é o resultado de um protocolo entre a Câmara Municipal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lamego (AHBVL).
A autarquia irá conceder um apoio de 37.471,46 mil euros para esta nova equipa que visa “melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro em caso de acidentes e catástrofes”.
O presidente Francisco Lopes realça que “As EIP já assumem um papel determinante na estrutura de socorro do concelho de Lamego. Este Município continuará a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que os nossos Bombeiros Voluntários desempenhem com qualidade as missões que lhe estão atribuídas, nomeadamente os serviços de proteção e socorro à população”.
“Infelizmente, o regime de voluntariado é cada vez menor e, assim, asseguramos de forma profissional o socorro”, lamenta o autarca.
As três EIP´s a operar no concelho de Lamego são suportadas financeiramente, em partes iguais, pela autarquia e pela ANEPC.