Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022
© MR

Cabras sapadoras previnem incêndios em áreas de baldio

O projeto da CAPOLIB promove a gestão de combustível em áreas de risco do concelho, prevenindo, assim, a ocorrência de incêndios rurais. Para tal, conta com o papel determinante da atividade pastorícia e das suas 1500 protagonistas. Separadas por rebanhos, em cada um existe uma cabra equipada com um ‘kit’ de georreferenciação para que os trajetos sejam facilmente monitorizados

-PUB-

Em Boticas a preservação das florestas é assegurada, em boa parte, pelos pequenos ruminantes que habitam o concelho. O projeto inovador começou a ser desenhado em 2018, pela Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB), e passou da teoria à prática através de uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente (FFP), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em outubro de 2019.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.